A defesa do meio ambiente

A proteção e a defesa do meio ambiente são ações essenciais para garantia da nossa sobrevivência. O problema é que o progresso vem causando sérios danos à natureza e essa é uma batalha que precisa ser tratada com responsabilidade por nós seres humanos. A Constituição de 1988 estabelece que a defesa do meio ambiente é direito de todos e dever do Estado. Por isso é também considerada como a “Constituição Verde”, uma vez que as anteriores nada traziam sobre a proteção do meio ambiente de forma específica. Mas tem sido exorbitante a devastação dos recursos naturais, o que tem provocado preocupações que exigem das autoridades públicas a adoção de medidas que priorizem a preservação ambiental através do desenvolvimento sustentável.

Essa necessária interação do homem com a natureza torna-se elemento indispensável para uma sadia qualidade de vida. É preciso ter a compreensão de que os recursos naturais não são infinitos. A sua utilização e exploração, de forma desregrada, causa crises ambientais. Os ecossistemas não se reconstituem com rapidez, demoram anos para se recompor, colocando em risco a sobrevivência da espécie humana e outros seres vivos.

Nos anos recentes experimentamos no Brasil o enfraquecimento dos órgãos que cuidam da fiscalização ambiental, representando um perigoso retrocesso. O uso de agrotóxicos foi facilitado. O licenciamento ambiental, um dos mais importantes instrumentos da política ambiental, foi eliminado. Terras indígenas e territórios quilombolas foram abertos à mineração e à agropecuária, em atividades que produzem elevado impacto ambiental. Estava perceptível, pois, a despreocupação do governo federal com a prática de boa gestão de nosso capital natural e o flagrante desprezo pela causa.

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo e belas paisagens naturais. Temos a maior área de floresta tropical do planeta. Então, o combate ao desmatamento ilegal, à biopirataria e outros crimes ambientais, deve ser feito com todo rigor possível, sob pena de termos as nossas fauna e flora expostas a danos irreversíveis. A nossa forma de pensar, agir e lutar, diz respeito à qualidade de vida das gerações contemporâneas e futuras.

Essas reflexões vêm a propósito da comemoração do Dia Nacional do Agente da Defesa Ambiental que ocorre anualmente a cada dia 6 de fevereiro. Esses profissionais de diferentes formações acadêmicas, como biólogos, ecólogos, geógrafos, engenheiros ambientais, guardas florestais e policiais ambientais, além de atuarem como fiscalizadores, exercem papel fundamental no processo educativo para despertar a consciência cidadã no cuidado do ambiente em que vivemos. Ao tempo em que lhes prestamos as justas homenagens, façamos uma reflexão de como devemos nos comportar buscando defender o meio ambiente e proporcionar a sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

A liturgia e o poder

Nos tempos do Império Romano se criou a expressão: “O Poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente”,…
Total
0
Share