Hospital Universitário de Cajazeiras realiza ações educativas sobre a segurança do paciente

A campanha Abril pela Segurança do Paciente deste ano teve como tema nacional “Comunicação efetiva e trabalho em equipe como base para promover a excelência do cuidado em saúde”. Para difundir e conscientizar os profissionais do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), em Cajazeiras (PB), sobre a segurança do paciente, diversas atividades educativas foram realizadas entre os dias 15 e 26 de abril.

A programação ocorreu por meio de ações lúdicas, como as chamadas no “Big Fone”, e Oficina de Notificações no Aplicativo de Vigilância em Saúde (Vigihosp), realizada nos setores assistenciais do hospital. As atividades foram direcionadas para colaboradores da Ebserh, colaboradores terceirizados, residentes, gestores do hospital, estudantes, professores, pacientes e a comunidade.

Em um estande instalado em local estratégico do hospital, jogos educativos sobre a segurança do paciente foram oferecidos para os participantes. No “Big Fone”, os organizadores da campanha ligaram aleatoriamente para os setores, fazendo perguntas sobre o tema da campanha Abril pela Segurança do Paciente, e, caso a pessoa que atendesse a chamada acertasse a resposta, seria agraciada com um mimo. Já nas Oficinas de Notificações no Vigihosp, os participantes foram orientados sobre o funcionamento do aplicativo e como fazer as notificações.

Luzenir Alves de Lima, técnico de enfermagem da Unidade de Clínica Médica, foi um dos participantes da Oficina de Notificações no Vigihosp. Para ele, foi um treinamento muito proveitoso, pois a equipe da oficina transmitiu informações que visam melhorar o hospital, além de ter sido uma oportunidade de aprender mais sobre o aplicativo.

“Não tinha conhecimento que poderíamos notificar, por exemplo, falta de material de insumo ou até mesmo algum acontecimento com o paciente, como queda ou qualquer alteração que ocorra com ele. Com certeza irei repassar as informações que recebi para outros colegas que não tiveram essa oportunidade que eu tive, pois, todo colaborador pode registrar ocorrências no Vigihosp”, concluiu Luzimar.

A chefe da Divisão de Enfermagem, Verusa Fernandes Duarte, foi umas das pessoas que atendeu o Big Fone. Ela demonstrou gostou da atividade: “as reflexões proporcionadas por essa estratégia não apenas reforçaram a importância da segurança do paciente em nosso cotidiano, mas também destacaram o compromisso inabalável da nossa equipe com a excelência em cuidados de saúde”.

A enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade, Fernanda Luna, coordenadora do evento, disse que as atividades lúdicas e a leveza dos momentos contribuíram para reflexões sobre a temática da campanha Abril pela Segurança do Paciente. “Que possamos avançar a cada dia no cuidado seguro aos nossos pacientes, com a comunicação efetiva e um trabalho em equipe”, disse a enfermeira.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share