Pescadores lamentam grande quantidade de “baronesas” no Açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas

O pescador Titico, que administra o canal “Titico nas Águas e Pescaria” no Youtube, publicou um vídeo denunciando a situação do Açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, que abastece Cajazeiras.

Ele mostra parte do açude tomado por plantas aquáticas, especialmente a conhecida por baronesa. No vídeo ele afirma que os pescadores estão sem condições de entrar no açude com seus barcos por conta da grande quantidade dessas plantas.

Segundo Titico, isso ocorre pelo fato da água conter material orgânico por conta dos esgotos da cidade de São José de Piranhas, que continuam desaguando no manancial. Uma das preocupações é que a cidade conta com hospital e várias unidades básicas de saúde.

O projeto de Transposição do Rio São Francisco previa o esgotamento sanitário das cidades que ficariam às margens dos canais e barragens, entretanto, não foi o que aconteceu com São José de Piranhas. Esse trabalho até que foi iniciado, mas nunca concluído. Várias ruas tiveram a pavimentação danificada com a abertura das valas por onde passariam a tubulação em direção à Estação de Tratamento.

As obras foram iniciadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambient,e em setembro de 2021, e consistia na implantação de uma rede coletora de esgotos com 11.200 metros, quatro lagoas de tratamento e estação elevatória.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share