Açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, ultrapassa 80% da sua capacidade de armazenamento

Após as chuvas de março e abril, o açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, chegou a 81,24% de sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 80,4 milhões de metros cúbicos de água, na medição da quarta-feira (3).

Ainda existe a expectativa no sentido de que ocorra uma sangria, caso continue chovendo, tendo em vista que a quadra invernosa da região se estende até o mês de maio. Nos últimos dias, houve uma diminuição das chuvas na região.

Construído pelo Dnocs, o açude Lagoa do Arroz abastece a zona norte de Cajazeiras e as cidades de Santa Helena, São João do Rio do Peixe e Bom Jesus, além liberar água para irrigação e abastecimento humano e animal de inúmeras propriedades.

O Açude Lagoa do Arroz situa-se no vale do Riacho Cacaré, afluente pela margem direita do Rio do Peixe, na bacia do Alto Piranhas.

Em junho do ano passado, o Comitê de Bacias autorizou a abertura das comportas do açude, liberando 6 milhões de metros cúbicos de água de forma gradativa, até o mês de dezembro, atendendo uma reivindicação dos ribeirinhos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share