Comportas de Lagoa do Arroz são abertas e devem liberar 6 milhões de m³ de água até dezembro

As comportas do açude Lagoa do Arroz foram abertas na semana passada com a finalidade de liberar 6 milhões de metros cúbicos de água para irrigação até o mês de dezembro, atendendo pleito dos ribeirinhos.

A decisão foi tomada no dia 8 de julho pelo Comitê Gestor formado por DNOCS, Aesa, Empaer, Sindicato Rural, associação, Câmara Municipal, cooperativa e entidades de agricultores, após o pedido ter sido analisado e colocado em votação.

Segundo informações, essa liberação está sendo feita com muito cuidado para não causar inundações nas propriedades rurais e estradas.

A água está descendo pelo Rio Cacaré, beneficiando as comunidades de Serragem, Lagoa do Arroz, Cacaré, Várzea da Ema, Pereiros, Singapura, São João do Rio do Peixe, até chegar em Aparecida e Sousa. Essa água será utilizada na irrigação de frutas – como banana, goiaba e coco – verduras e arroz.

O açude Lagoa do Arroz tem capacidade para acumular 80,3 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, segundo a Aesa, está com aproximadamente 64 milhões de metros cúbicos, pouco mais de 80% de sua capacidade.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share