Comportas de Boa Vista são reabertas e liberam água para Boqueirão de Piranhas

As comportas da barragem de Boa Vista, que voltou a receber águas da transposição do Rio São Francisco, foram reabertas, suas águas já estão passando pelo túnel Cuncas II e já chegaram a barragem de Caiçara, de onde segue para Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas.

Os ribeirinhos aguardam que o açude de Engenheiro Avidos aumente seu volume e a água volte a verter pelo sangradouro para perenizar o Rio Piranhas que está praticamente seco.

Como o volume do açude Engenheiro Avidos baixou, a água não estava mais vertendo pelas comportas, nem podia ser liberada pela comporta de fundo, que passa por debaixo da parede, em função da empresa responsável pelas obras de modernização do manancial ter feito uma ensecadeira no local.

Com pouca água no Rio Piranhas, muitos peixes morreram e os ribeirinhos estão tendo prejuízos em suas plantações irrigadas, especialmente, na região do Gravatá, onde existe uma grande produção de macaxeira, goiaba, banana e verdura.

Agora é esperar para que com as águas que estão vindo da Boa Vista, o açude de Engenheiro Avidos aumente seu volume a ponto de verter suas águas novamente, pelo Rio Piranhas, em direção ao açude de São Gonçalo e Rio Grande do Norte, pelo Rio Piranhas.

Água da barragem de Jati está vertendo em direção ao Castanhão e à Paraíba

Desde o dia 27 de dezembro do ano passado que as águas da barragem do Jati, no vizinho Estado do Ceará, estão vertendo em direção a barragem do Castanhão e ao Estado da Paraíba.

Suas águas já percorrem as barragens de Artalho, Porcos, Canabrava, Boi I e Boi II, no Estado cearense, e segundo informações, já começaram a chega às barragens de Morros e Boa Vista, em São José de Piranhas – Caiçara e Engenheiro Avidos, em Cajazeiras.

Essas águas chegam a São José de Piranhas, vindas do Ceará, pelo Túnel Cuncas I. Segundo um funcionário do Dnocs, como as barragens estavam com um volume baixo de água, elas estão chegando de forma lenta, mas a tendência é que esse volume aumente nos próximos dias.

A barragem Jati, no Ceará ficou mais de dois meses sem receber água da transposição, vindas do Pernambuco, em função de reparos que estavam sendo feitos nos canais, na região de Salgueiro e Cobrobó, no Pernambuco.

As três estações de bombeamento que ficam naquela região e mandam água para o Jati, no Ceará, ficaram sem funcionar durante esse tempo e agora estão com força total.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
32
Share