Águas da Transposição voltam a abastecer a barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas

Após o acionamento do novo conjunto de bombas da EBI-3 – Estação de Bombeamento, em Salgueiro (PE), por parte do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, as águas da transposição do Rio São Francisco voltaram a abastecer a barragem da Boa Vista, em São José de Piranhas, após desembocar na região pelo túnel Cuncas I, passando pela barragem de Morros, também em terras piranhenses, até chegar em Caiçara, e, em seguida, Engenheiro Avidos, que abastece Cajazeiras.

A EBI-3 estava sem funcionar desde o mês de janeiro por causa de uma trepidação excessiva nos motores que danificaram os rolamentos. O Governo Federal teve que investir R$ 2,2 milhões para que a estação voltasse a funcionar bobeando água para o Ceará, pelo Cinturão das Águas, por meio da barragem de Jati, em seguida passando por outras barragens, até chegar a Paraíba.

No final de semana passado, as águas começaram a chegar a Boa Vista, que já vinha liberando água para o açude de Engenheiro Avidos, visando manter o Rio Piranhas perene. A barragem da Boa Vista, segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional continua com muita água. A barragem é utilizada por banhistas nos finais de semana e pescadores da região, que utilizam barcos motorizados.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share