Rua Eliziário Gomes Leitão

Essa rua tem início no local de confluência das ruas Coronel Peba e Engenheiro Carlos Pires de Sá. Segue na direção leste até à via de acesso ao Seminário Nossa Senhora da Assunção e, inicialmente, ia até às ruas urbanizadas, nas proximidades do morro do Cristo Redentor.

Teve, no começo de sua urbanização, a denominação popular de Rua do Bispo, numa referência às casas construídas pela Diocese, com o objetivo de conseguir recursos financeiros, para a manutenção do Seminário Nossa Senhora da Assunção. Sua atual denominação constitui uma homenagem ao patrono da rua, por ocasião do seu centenário de nascimento.

Eliziário Gomes Leitão nasceu em Nazarezinho a 27 de setembro de 1898. Era filho de Herculano Lins de Albuquerque e Antônia Gomes Leitão. Exerceu atividades profissionais como servidor da antiga Inspetoria Federal de Obras contra as Secas e foi Tabelião Público, em Missão Velha, no Ceará, onde faleceu a 31 de janeiro de 1936. Era casado com Maria Madalena de Vasconcelos Leitão, avós paternos do conhecido médico cajazeirense Francisco Deusdedit de Vasconcelos Leitão.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share