Praça Camilo de Holanda

Denominação do logradouro existente no Bairro das Capoeiras, à margem da Rua Carlos Pires de Sá. Recebeu esse nome, através do Decreto nº 12, de 11 de fevereiro de 1944, baixado pelo Prefeito Juvêncio Vieira Carneiro.

Ao lado da praça, foi erguida a Capela de São João Bosco, transformada, depois, em matriz e sede da Paróquia, criada por D. Zacarias Rolim de Moura. A população do bairro é servida pela feira livre, criada às margens da avenida, pelo Prefeito Octacílio Guimarães Jurema.

Dr. Francisco Camilo de Holanda nasceu na então cidade de Paraíba, a 10 de outubro de 1862. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, integrou o quadro de saúde do Exército, em que galgou o posto de General de Brigada. Representou a Paraíba, como Deputado Federal, durante as legislaturas de 1900 a 1902 e, de 1910 a 1916. Foi Presidente do Estado da Paraíba de 22 de outubro de 1916 à igual data de 1920. Faleceu, em João Pessoa, a 14 de janeiro de 1946.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Fina estampa

Albertão da Difusora, Arrudinha, Mário Alves, Joaquim Alencar, o “Rei” Amaury Furtado e Francisco Alves “Tatico”, devidamente paramentados…
Total
0
Share