Helder Moura, o sobrinho do Bispo

HELDER FERREIRA MOURA

* Fazenda Santelmo, Umari (CE), 03/06/1956

Quinto dos treze filhos do casal João Rolim de Moura (Joca) e Guiomar Ferreira Rolim, Helder nasceu na fazenda Santelo, anexa à fazenda Malhada das Pombas, ambas localizadas no município de Umari (CE), em 3 de junho de 1956. Seus irmãos são: Geralda, Ana Tereza, Maria Gorete, Rita de Cássia, Francisco Geraldo, Margarida Maria, Bonifácio Neto, Mara Betânia, Escolástica Rejana, Cícero Neto, Paulo Aécio e Demis.

Estudou na Escola Ana Rolim de Moura, localizada na fazenda Santelmo; no Grupo Escolar Figueiredo Correia, localizado em Várzea Alegre (CE); no Grupo Escolar Monsenhor Horácio Teixeira, em Baixio (CE); no Instituto Santa Terezinha, no Colégio Comercial Monsenhor Constantino Vieira e no Colégio Estadual, os três últimos localizados em Cajazeiras (PB). Após esse verdadeiro périplo escolar, ingressou na Universidade Federal do Ceará, no curso de Odontologia, turma de 1980.

Tem três cursos de Especialização: Educação em Saúde Pública (1986), pela Universidade do Ceará; Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares, pelo Centro de Estudos dos Docentes, (1898 e 1992) na Universidade Federal do Ceará; Prótese Dentária (2002), pela Escola de Especialização da Academia Cearense de Odontologia.

Tem participação em congressos pertinentes à sua área de atuação. Coordenou o curso de Prótese Dentária (1193), no Congresso Internacional de odontologia, em Fortaleza (CE). É concursado pela Secretaria de Saúde do Ceará (1993).  Como selecionado, serviu, como Oficial R2, no Exército Brasileiro, entre 1982 e 1986. Trabalhou no Serviço Social da Indústria (Sesi), durante três anos.

Dentre os cargos diretivos, são citados alguns: diretor financeiro-administrativo da Cooperativa dos Criadores de Tilápia do Ceará; presidente da Associação de Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará (AC3), por três mandatos.

É casado com Acácia M. Figueiredo Torres de Melo Moura, tendo três filhas: Janaína (tabeliã pública), Tayná (médica pediatra e neonatologista) e Hannah (médica anestesista).

Livros de sua autoria: “Santelmo – 75 anos de lutas e lorotas”, “Dom Zacarias” e “Coletânea: curiosidades em 100 composições famosas da MPB” (em elaboração).

É membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), ocupando a cadeira nº 40 cujo patrono é Dom Zacarias Rolim de Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

O fuzuê no motel

Aconteceu que naquele comecinho de tarde, tarde de inverno, de céu nublado e temperatura amena, Cajazeiras, no sertão…
Total
0
Share