Difusora Rádio Cajazeiras, a pioneira

Em 5 de agosto de 1938, nasce, na cidade de Cajazeiras, a Difusora Rádio Cajazeiras (DRC), um sistema de linhas físicas com alto-falantes instalados nas principais ruas, avenidas e praças, fixados em postes de iluminação pública e frentões de prédios, de propriedade da firma Carvalho, Dutra & Cia. Ltda., sendo sócios fundadores Antônio Dutra de Carvalho Reis, jovem empresário e intelectual, secretário do jornal Estado Novo, e de Antônio Dutra Sobrinho, casado com a cajazeirense Alzira Guimarães Jurema.

Os estúdios da DRC ficavam na Avenida Presidente João Pessoa, nº 1, primeiro andar. Havia uma boa programação com músicas da época, anúncios comerciais, crônicas, pequenos noticiários e notas de falecimento.

Esse serviço de alto-falantes, em 19 de março de 1964, inicia a fase experimental como estação de rádio e em 31 de maio do mesmo ano, passa a funcionar oficialmente como emissora de rádio. Difusora Rádio Cajazeiras Ltda. é a sua razão social e seus principais cotistas fundadores são: Antonio Carvalho, Antonio Dutra, Mozart de Sousa Assis, Jessé de Sousa Assis entre outros.

Como emissora de rádio, a DRC teve sua primeira sede na rua Epifânio Sobreira, n° 14, 1° andar. Posteriormente mudou-se para a Rua Coronel Juvêncio Carneiro, 160, 1° andar, permanecendo até os dias atuais.

Os seus proprietários, que tinham com a meta de oferecer o melhor aos seus ouvintes e de atingir a maior distância possível, investiram na potência que passou por quatro fases: iniciou sua atividade com 250 Watts (1/4 KW), posteriormente passou para 1000 Watts (1KW), depois para 10.000 Watts (10 KW) e finalmente para 20.000 Watts (20KW).

A freqüência também passou por mudanças: inicialmente operou em 1540 Khz e posteriormente em 1070 Khz, em Onda Média/AM, prevalecendo até hoje. Não sendo diferente com o prefixo que iniciou com o indicativo de chamada ZYJ-22 e posteriormente mudando para ZYI-673.

Para a freqüência de 1070 Khz são usado dois transmissores (um principal e um reserva) e uma torre (antena) de 91 metros de altura, localizados no Bairro Vila Nova, na zona leste de Cajazeiras . Sua primeira torre (antena) era de 48 metros de altura para a freqüência de 1540 Khz.

Atualmente, a Difusora Rádio Cajazeiras pertence ao Grupo Cavalcanti Primo tendo o empresário José Cavalcanti da Silva como seu diretor-presidente. É chamada de “A Pioneira”, por ter sido a primeira emissora a entrar em operação na cidade de Cajazeiras, até então existindo emissoras apenas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CZN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share