[2002] Projeto Lagoa do Arroz vai gerar 2.800 empregos

A primeira etapa do projeto, já concluída, compõe-se de 11,27 Km de um canal principal

Dentre as muitas e importantes obras do governo Maranhão na região de Cajazeiras, uma tem se destacado pela perspectiva de geração de emprego e renda para os trabalhadores rurais sertanejos. É o Projeto de Irrigação Lagoa do Arroz, que tem abrangência estendida aos municípios de Cajazeiras, Santa Helena, São João do Rio do Peixe e Bom Jesus, e que vai gerar, segundo estimativas técnicas, 1.200 empregos diretos e mais 1.600 empregos indiretos, ou seja, 2.800 postos de trabalho ao todo.

O Projeto de Irrigação Lagoa do Arroz objetiva o aproveitamento hidro-agrícola de 980 hectares de terra que se estendem às margens de um canal construído pelo Governo do estado para garantir a transposição de águas do açude Lagoa do Arroz para as várzeas da região norte do município de Cajazeiras e do distrito de Várzea da Ema, no município de Santa Helena.

A primeira etapa do projeto, já concluída, compõe-se de 11,27 km de um canal principal e 12,42 km de canais secundários com sessões trapezoidais. Ao longo dos canais, o governo também executou várias obras d’arte, como pontilhões, passarelas e bueiros para permitir o acesso dos produtores e o escoamento da produção.

Os 23,69 km do Canal Lagoa do Arroz permitem uma vazão de 2,63 metros cúbicos d’água por segundo a uma velocidade de 1,04 metros por segundo, o que permite o rápido abastecimento de todos os módulos rurais ao longo de suas margens.

O governo do Estado realizou 56 obras d’arte para implantar o Projeto de Irrigação Lagoa do Arroz. São cinco pontilhões, nove passarelas, 19 soleiras reguladoras de nível e quatro caixas de queda.

Além disso, o governo também construiu 23,20 km de malha viária, com um volume de 499.483 metros cúbicos de aterro compactado e 7,08 km de drenagem.

O sistema de irrigação a ser adotado no Projeto de Irrigação Lagoa do Arroz será a localizada, com duas variantes: microaspersão e gotejamento. Esses métodos se caracterizam por apresentarem alta eficiência de aplicação de água, com volume utilizado equivalente a 50% do usado em outros métodos convencionais e eficiência de aplicação de 95%.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO 4 – ED. 167 (1º A 7/03/2002)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Turma do Grêmio

Professoras e alunas da escola do Grêmio Artístico Cajazeirense, em outubro de 1960, durante visita ao Cajazeiras Tênis…
Total
0
Share