[2002] Boqueirão vive expectativa da emancipação

O distrito de Engenheiro Avidos, popularmente conhecido como Boqueirão de Piranhas, a 23 quilômetros de Cajazeiras, voltou a ser notícia na imprensa local e estadual depois que a Assembleia Legislativa acenou com a possibilidade de criar novos municípios, na Paraíba.

O distrito cajazeirense ganhou as condições necessárias para se tornar independente depois que a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei complementar, de autoria do líder do governo, deputado Vital do Rego Filho, substituindo dois itens da lei. O primeiro reduz de 5 para 4 mil o número de habitantes exigidos, e o segundo muda de ensino médio para ensino fundamental, a exigência de funcionamento de escola nos distritos.

A deputada Zarinha Leite (PFL), tratou logo de apresentar e aprovar requerimento, solicitando a emancipação política de Engenheiro Avidos. Justificou sua iniciativa, afirmando que o distrito preenche todos os requisitos necessários para ganhar a independência política. Além disso, segundo ela, é uma área com grande capacidade de crescimento devido às riquezas naturais que possui.

A deputada cajazeirense se articulou com os dois representantes de Boqueirão, na Câmara Municipal, vereadores Valderi Dias e José Duda, para o encaminhamento de todas as providências que visam fundamentar a luta pela independência política do referido distrito. Um documento com centena de assinaturas foi feito pelos dois vereadores, e encaminhado à deputada Zarinha Leite, reforçando o pedido de emancipação.

O deputado Vituriano de Abreu (PMDB), disse ao Gazeta, que também está solidário ao movimento pela emancipação política de Boqueirão de Piranhas. Prometendo lutar para concretizar o sonho da comunidade, o parlamentar afirmou que Boqueirão tem um enorme potencial turístico e agrícola que vai dar a arrancada para o desenvolvimento do novo município.

Outro que está entusiasmado com a possibilidade de Boqueirão se tornar município, é o professor José Antônio de Albuquerque, proprietário de áreas de terra naquela localidade. Para ele, Boqueirão atende todos os requisitos para a emancipação e, ainda, tem condições de se tornar o maior pólo pesqueiro da Paraíba. “O futuro município também pode ser um grande produtor de produtos hortifrutigranjeiros, pois tem 50 quilômetros de margem de rio”, revelou.

O professor José Antônio de Albuquerque também revelou que Boqueirão de Piranhas tem, hoje, uma população superior a 4.200 habitantes e vai se limitar com os municípios de São João do Rio do Peixe, Nazarezinho, São José de Piranhas e Cajazeiras.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO IV – Nº 176 – 03 A 09/05/2002

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share