[1999] PT de Cajazeiras vai lançar candidato próprio para disputar as próximas eleições municipais

O PT de Cajazeiras já decidiu: vai lançar candidato próprio para a disputa das eleições municipais do ano 2.000.

Os petistas tomaram a decisão de voltar a lançar candidato a prefeito de Cajazeiras na última plenária do partido, que contou com a presença de mais de 150 filiados.

Os principais líderes do PT em Cajazeiras avaliam como equivocada a posição que o partido tomou nas últimas eleições, promovendo uma coligação “branca” com então candidato Epitácio Leite, para propiciar facilidades de legenda para eleição do vereador Severino Dantas.

Nas eleições de 1996, o PT se coligou com o PDT e o PCdoB em torno da candidatura “laranja” de Telma Gambarra, com o objetivo de aumentar o número de candidatos a vereador no esquema do candidato Epitácio Leite.

O PT se beneficiou com os votos de legenda e elegeu o vereador Severino Dantas, mas também ajudou a eleger o prefeito Epitácio Leite, com quem entraria em profundas divergências políticas logo após a posse.

Arrependidos, os petistas entendem que devem lançar candidato próprio para a disputa das próximas eleições para fortalecer o partido no município.

O PT defende também uma aliança dos partidos considerados de esquerda e podem até abrir mão da cabeça de chapa se aparecer em partidos como o PSB e o PDT um nome com maior densidade eleitoral que os quadros petistas.

Todavia, os seguidores de Lula já avisaram que não aceitam em hipótese alguma aliança política em que figure o nome do padre Francivaldo Nascimento Albuquerque como candidato a prefeito. A presidente do PT em Cajazeiras, professora Neuma Magalhães, considera o padre Francivaldo “inconfiável”. Ela carrega mágoas do período pré-eleitoral em 1996, quando os partidos de esquerda tentavam organizar a chamada “terceira força”. Os petistas acusam o padre Franvicaldo de fazer um discurso nas reuniões de agrupamento de esquerda e, por trás, promover composições com os candidatos de direita.

O advogado e ex-candidato a deputado estadual, Jeová Vieira Campos, também descartou a possibilidade de aliança em torno do nome do padre Francivaldo por entender que ele estaria atuando no campo da direita. Campos acusa o padre Francivaldo de ter apoiado o deputado Wilson Santiago nas últimas eleições. Santiago é do PSDB de Fernando Henrique, com quem o PT não quer nem conversa.

O PT decidiu lançar candidato próprio a prefeito de Cajazeiras nas próximas eleições, mas ainda não tem candidato. O advogado Jeová Vieira Campos já comunicou que não aceita ser candidato a nada nos próximos anos e o vereador Severino Dantas quer novamente concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores. Sobra, então, nomes como o do professor José Maria Gurgel, diretor do campus V, e da professora Neuma Magalhães, que é capaz de se submeter a qualquer sacrifício em nome do partido.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO I – Nº 6 – 07 A 13/02/1999

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share