[1999] Nem a polícia obedece leis do trânsito em Cajazeiras

Em Cajazeiras ninguém ou quase ninguém respeita às leis do trânsito. Nem a polícia. Basta se observar as ruas centrais da cidade para se constatar a mais completa desorganização no que se refere ao trânsito.

Os motoristas e proprietários de veículos não respeitam placas de sinalização e estacionam em locais proibidos, não páram nos cruzamentos, não usam cinto de segurança, não obedecem indicações de contramão, não observam os limites de velocidade e nem as faixas de pedestres e costumam abandonar seus carros estacionados nas calçadas enquanto trabalham ou tomam umas cervejinhas nos bares do centro da cidade.

Dezenas de outras infrações são cometidas no dia a dia no trânsito de Cajazeiras. Os caminhoneiros acham que são donos do mundo e atravessam seus caminhões no meio de ruas movimentadas e nem se dão ao luxo de improvisar qualquer sinalização. A cidade também está cheia de barreiras e quebra-molas proibidos por lei.

Os mais de 7 mil veículos matriculados na Ciretran de Cajazeiras causam outros transtornos a população. A poluição sonora provocada pelo mau uso das buzinas é ensurdecedora. O ar está ficando irrespirável com os níveis de gases poluentes expelidos pelos escapamentos de tanto carro velho.

Diante de situação tão pouco civilizada, a Prefeitura começou a dar os primeiros passos para tentar organizar o trânsito pelo menos nas ruas centrais de Cajazeiras. O prefeito Epitácio Leite nomeou uma comissão para traçar um plano para melhorar o tráfego no centro da cidade.

Presidida pelo diretor de Planejamento do município, Marcos Cartaxo, que também é diretor de Tráfego do DER em Cajazeiras, a comissão já tem um plano piloto a ser executado. O plano, segundo Cartaxo, foi elaborado com a colaboração do Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar e visa dar um melhor ordenamento a circulação e estacionamento de veículos no centro da cidade.

Segundo o plano, a rua Padre Manoel Mariano deve ter estacionamento permitido apenas do seu lado direito no sentido leste-oeste. A rua Padre José Tomaz também terá estacionamento permitido apenas no seu lado direito no sentido sul-norte. No trecho que fica entre a avenida presidente João Pessoa e a rua Padre Rolim o estacionamento será proibido em ambos os lados da Padre José Tomaz. A rua Cel. Guimarães será mão única no sentido leste-oeste, com estacionamento permitido apenas no seu lado direito. A rua Justino Bezerra também será mão única no sentido sul-norte, com estacionamento permitido apenas no seu lado direito.

Ao lado da Prefeitura na rua do Bradesco, haverá uma mudança no sentido no tráfego. Quem vier pela Padre Rolim não vai poder entrar à direita para pegar a rua Juvêncio Carneiro. Só será permitido o tráfego no sentido sul-norte, com estacionamento permitido apenas no lado da Prefeitura.

As placas de sinalização já estão sendo colocadas pela Prefeitura e os motoristas que desobedecerem ao plano elaborado serão multados.

A decisão mais polêmica da comissão responsável pela organização do trânsito no centro de Cajazeiras é a proibição para que caminhões possam fazer descarga na frente dos estabelecimentos comerciais antes das 14h00.

O presidente da Associação Comercial de Cajazeiras, Irlânio Cavalcante Holanda, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alexandre Costa, protestaram contra algumas mudanças no novo traçado no trânsito e querem algumas mudanças. Um documento contendo as reivindicações de comerciantes e empresários já foi enviado à Prefeitura, mas a comissão do trânsito não parece disposta a ceder às pressões.

O prefeito Epitácio Leite anuncia que as medidas estão sendo adotadas agora para ordenar o trânsito no centro da cidade vão funcionar como experiência para a completa municipalização do trânsito, que deve acontecer até o final do ano.

A população espera mesmo que o trânsito melhore não só no centro mas em toda cidade. Só que falta muito, principalmente educação.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO I – Nº 6 – 07 A 13/02/1999

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