Louceira de Cajazeiras entra para o Registro de Mestres e Mestras das Artes da Paraíba

O Registro de Mestres e Mestras das Artes da Paraíba (Rema) ganhou seis novos nomes, cujas indicações foram aprovadas pela Comissão Executiva do programa e ratificadas pelo Conselho de Política Cultural do Estado (Consecult), em reunião extraordinária realizada na manhã da segunda-feira (26), via web.

A reunião foi coordenada pelo secretário Damião Ramos Cavalcanti, que também preside o Conselho. Bia Cagliani, coordenadora da Comissão do Rema, apresentou o relatório final das atividades do programa relacionadas ao edital 001/2022, que abriu as inscrições para novas indicações.

“Agora, a aprovação do Conselho passará pelo órgão de controle interno da Secult, que, posteriormente, remeterá à Secretaria de Estado da Administração a portaria oficializando os novos nomes e concedendo a pensão vitalícia a mestres e mestras“, detalha Bia Clagiani.

Os novos Mestres


Nome
Expressão artísticaMunicípioMédia
Maria Soledade LeiteRepente e CordelAlagoa Grande96
Jordão Alves de Souza (Mestre Jordão)  MúsicaParari89,5
Maria de Lourdes Souza Mariano (Lourdinha)  ArtesanatoCajazeiras89,5
Ana Lúcia Rodrigues do Nascimento (Ana do Coco)    Coco de RodaConde88,5
Josélio Camelo de Vasconcelos          MúsicaC. Grande88,5
Maria José Lindalva Ramos  (Dona Degue)ArtesanatoMonteiro85,5

O que é o Rema

Projeto do Governo do Paraíba, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, o livro de Registro de Mestres e Mestras das Artes foi criado pela Lei 7.694, chamada de Lei Canhoto da Paraíba.

O objetivo é proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba. Através do Registro no Livro, pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba, nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral recebem e repassam para as novas gerações, recebem o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas.

Ao mestre ou mestra que entra para a lista do Rema também se concede um valor correspondente a dois salários mínimos mensais como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas. O Governo do Estado passa, após essa titulação, a acompanhar esses mestres, podendo incluí-los em projetos e programações culturais por convite.

Dona Lourdinha

Quem também repassa a arte do seu ofício, na área do artesanato, em Cajazeiras, é Maria de Lourdes Souza Mariano, conhecida como Dona Lourdinha. Dos 65 anos de idade que completará em janeiro, ela já dedicou 52 anos à atividade de louceira de barro, ofício que aprendeu aos oito anos de sua mãe, Marcolina Isabel de Souza, já falecida. A sua produção de peças de utilidades domésticas é vendida nas feiras livres da sua cidade. “Quando eu comecei nessa atividade eram 26 louceiras na região e, hoje, somos eu e minha irmã”, apontou a artesã, que confessou considerar o título de mestra como sendo um reconhecimento ao trabalho que realiza com o apoio dos seis filhos e que já está ensinando para crianças e a quem se interessar. “Com isso, quando eu for, deixarei alguém continuando essa atividade”, justificou ela.

Importância de todos

A coordenadora da Comissão, Bia Cagliani, disse que candidatos e candidatas, mesmo não sendo nomeados, são merecedores de registro no Livro dos Mestres e das Mestras das Artes, e possuem uma vivência na área cultural de grande importância e abrangência.

“A Comissão, ao analisar estritamente as documentações e comprovação anexadas na indicação, considerou que a avaliação deveria envolver não só um olhar sobre o mérito cultural, mas também a situação socioeconômica dos candidatos e das candidatas, sua influência na comunidade onde atuam, a rede de apoiadores disponíveis em seu convívio e o impacto transformador do benefício de forma direta na atual situação que se encontra”, explica.

COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share