Velhos casarões da Zona Rural de Cajazeiras estão em ruínas ou sem conservação

A Zona Rural de Cajazeiras está sendo literalmente apagada. São muitos os casarões de famílias tradicionais que habitaram diversas comunidades rurais e que hoje estão em ruínas, outros precisando de manutenção.

Um desses exemplos é o casarão que pertencia ao agropecuarista José Vieira e que hoje está em ruínas. O imóvel fica localizado no Sítio Capoeira Norte, às margens da estrada que liga Cajazeiras à região do Açude Lagoa do Arroz. Segundo as informações, hoje as terras pertencem ao empresário Dorian.

Já o casarão localizado no Sítio Boa Vista, na porção norte, a 5 km da cidade de Cajazeiras, pertencia ao Coronel Peba. Hoje, pertence a uma comunidade de 16 famílias, que adquiriu através do Banco da Terra. O casarão foi construído no final do XVIII e o açude ampliado no ano de 1919.

O padre Francivaldo Nascimento defende que esses casarões sejam recuperados, pois fazem parte da história dessas comunidades. “São personagens que marcaram uma época e que não podem cair no esquecimento.” O padre disse que já conversou com o prefeito Zé Aldemir a respeito desse assunto. “Com esses casarões recuperados poderia, inclusive, se trabalhar o turismo rural”, disse.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share