Projeto que busca preservar a memória do historiador Deusdedit Leitão será lançado hoje em Cajazeiras

Preservar a memória com a salvaguarda de documentos sobre um dos maiores historiadores da Paraíba, Deusdedit Leitão, arquivados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Esse é o objetivo do projeto de extensão que será lançado nesta segunda-feira (18), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras, às 19h.

O projeto foi aprovado em edital da PROBEX-UFCG, sendo realizado em convênio com o IHGP e com a Fundação Casa de José Américo. Além do lançamento oficial, a noite terá, também, a comemoração dos 118 anos do IHGP, e na ocasião o presidente, Jean Patrício da Silva, dará início à interiorização das atividades da instituição e conferido o título de Sócia Honorária à professora Janaina Camilo.

O patrono e nomeador do Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG foi notável pesquisador paraibano. Nascido em 7 de maio de 1921, em Cajazeiras, filho de Eliziário Gomes Coelho e Maria Madalena de Vasconcelos Leitão, sua jornada educacional começou cedo, influenciada pelas diversas cidades em que sua família residiu devido às atividades de seu pai.

Foi jornalista, historiador, pesquisador e escritor, tendo sido correspondente em diversos jornais nordestinos. Além disso, foi fundador e sócio de importantes instituições de pesquisa histórica e cultural, tornando-se sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 1962, instituição a qual presidiu entre os anos de 1974 a 1977; em 1978 ingressou na Academia Paraibana de Letras, ocupando a cadeira de número 16 e ainda contando com a publicações de diversos livros.

Deusdedit Leitão é patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), na cadeira nº 11, atualmente ocupada pelo escritor Rui Leitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share