Pré-natal de alto risco é realizado no Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras

No Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é realizado consulta de pré-natal de alto risco para gestantes de Cajazeiras e região.

Segundo o enfermeiro do ambulatório do HUJB, Willy Rêgo, para que as gestantes tenham acesso ao serviço, é preciso a identificação do fator de risco pelo médico da unidade básica de saúde do município onde a gestante iniciou o pré-natal. Sendo regulada pela Central de Marcação e Regulação, é encaminhada para o HUJB. No ambulatório desta unidade é feito o acolhimento, a educação em saúde e a consulta de Enfermagem. Em seguida, a gestante é direcionada para consulta com o médico obstetra.

O hospital também disponibiliza de serviços de apoio diagnóstico como exames laboratoriais e USG obstétricas. Além disso, quando necessário as gestantes também dispõem de atendimentos da equipe multiprofissional (Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapia).

Segundo a médica ginecologista e obstetra Maria Betânia, que atende desde 2019 no HUJB, o pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gestação que é oferecido também pelo SUS. Durante as sessões do pré-natal, o médico deve esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e parto, assim como pedir exames para verificar se mãe e feto estão bem. É neste período que deverão ser identificados: idade gestacional, classificação de risco, data provável do parto e orientações sobre medicamentos e exames. 

Deve começar assim que se descobre a gestação, sendo realizadas consultas mensais até 28 semanas, 15/15 dias de 28 a 36 semanas e semanais a partir de 37 semanas.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share