Obras nas comportas da Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, são reiniciadas

Após ter construído uma parede dentro da Barragem Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, para fazer uma ensecadeira no entorno das comportas de fundo, que passam por debaixo da parede, e ter ido embora, a empresa responsável pelas obras de recuperação da parede e das comportas retomou os trabalhos nos últimos dias.

A empresa vem trabalhando nas comportas de fundo, bem como na torre, que, segundo informações de funcionários que trabalham no local, terá parte da estrutura demolida. As comportas grandes, que ficam no vertedouro do açude, que estavam deterioradas e com ferrugem, já haviam sido recuperadas pela empresa.

O açude Engenheiro Avidos tem capacidade para acumular quase 300 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Aesa, e abastece a cidade de Cajazeiras. O açude barra as águas do Rio Piranhas e está recebendo água da transposição do Rio São Francisco. Mesmo com essa grande capacidade, em períodos com chuvas irregulares e abaixo da média, o açude seca. Na última década chegou a ficar no seu volume morto, comprometendo o abastecimento d’água da cidade de Cajazeiras.

Inicialmente, os trabalhos de recuperação da parede, com a retirada de infiltrações e a modernização das comportas estavam orçados em R$ 17 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share