Obra da estrada para Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras: entre atrasos, paralisação e acordo com trabalhadores

A obra de asfaltamento da PB-394, que liga a BR-230 ao Distrito de Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, enfrenta atrasos e problemas que geraram a paralisação dos serviços pela empresa responsável, a Construtora Tapajós.

O Secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, considera os atrasos na obra como “dentro da normalidade”, atribuindo-os ao descumprimento do cronograma pelas empresas licitadas ou à suspensão de contratos por outros motivos. Ele reconhece os problemas, mas ressalta os esforços do governo na gestão fiscal e na disponibilidade de recursos.

A obra, iniciada em 22 de junho de 2020, com o objetivo de pavimentar 13,42 km em asfalto e um investimento de R$ 24,5 milhões, foi paralisada nos últimos dias. A empresa recolheu o maquinário e dispensou os trabalhadores, gerando manifestações por parte dos funcionários que temiam ficar sem receber seus direitos.

Após negociação, a Construtora Tapajós chegou a um acordo com os trabalhadores demitidos, mas ainda não há previsão para a retomada das obras. Segundo o engenheiro José Ilton, da empresa, as dificuldades financeiras são o principal motivo da paralisação. A empresa alega ter recebido apenas dois repasses, em novembro e março, insuficientes para cobrir os custos mensais de R$ 500 a 600 mil reais.

José Ilton revela que a empresa vem tentando há meses um ajuste de contas com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) devido à defasagem das planilhas. Ele afirma que a empresa não tem condições de financiar a obra e que o problema está prejudicando principalmente a população local.

A Construtora Tapajós busca solucionar o problema através de um ajuste com o DER, definindo o que é necessário para a retomada das obras. A empresa afirma que não deseja causar prejuízos, mas também não pode arcar com perdas. A situação gera preocupação com a população local, que espera ansiosamente pela conclusão da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share