Novos acadêmicos da Acal, Inácio Torres e Lígia Calado tomarão posse no dia 26 de abril

Os dois novos membros da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), professor Inácio Torres e professora Lígia Calado, tomarão posse na noite do dia 26 de abril, em solenidade a realizar-se na sede da Acal, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, em Cajazeiras.

Os dois foram eleitos por voto direto e secreto, em Assembleia Geral, no dia 7 de dezembro de 2023. Inácio Torres ocupará a Cadeira nº 29, vaga pelo falecimento do médico Rafael Holanda, cujo patrono é o professor Manuel Ferreira de Andrade Júnior, promotor público em Cajazeiras durante muitos anos, fundador do jornal O Rio do Peixe, na década de 1920. A professora Lígia Calado foi escolhida para ocupar a Cadeira nº 19, patroneada pelo professor, jornalista e político Hildebrando Leal, que teve curta mas intensa participação na história religiosa, educacional e política de nossa terra. A vaga se deu em função da precoce morte de Eliézer Rolim Filho, professor universitário, cineasta, teatrólogo, formador de uma geração de artistas sertanejos.      

A definição do local e da data foi acertada pelos novos sócios efetivos em articulação com o presidente Francisco Frassales Cartaxo, nos termos do Regimento Interno, atendendo as conveniências dos futuros empossados. Foram escolhidos os sócios Francelino Soares e Nadja Claudino para pronunciarem os discursos de recepção, respectivamente, ao professor Inácio Torres e à professora Lígia Calado.

A programação, a ser divulgada nas próximas semanas, está sendo preparada com a participação da Diretoria da Acal, sobretudo, da Secretária-Geral, Mariana Moreira, do Diretor de Cultura, Naldinho Braga, e da Tesoureira, Nadja Claudino, de comum acordo com os novos acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share