Museu do Futebol de Cajazeiras envia carta ao Papai Noel: “não deixe que me abandonem”

O pesquisador e escritor Reudesman Lopes, que fundou e gerencia o Museu do Futebol de Cajazeiras, preocupado com o futuro da sua iniciativa, encontrou uma forma inusitada de pedir ajuda.

Ele escreveu uma cartinha ao Papai Noel solicitando atenção e cuidados para o Museu do Futebol. Confira:

“Prezado Papai Noel, sou o Museu do Futebol de Cajazeiras, tenho 3 anos e estou próximo dos 4, escrevo para o senhor acreditando que: “Se posso sonhar, é possível realizar” e, sendo o Natal uma época de magia, tudo pode acontecer, vamos acreditar nela.

Pois bem, vou me identificar dizendo que sou de uma cidade denominada Cajazeiras, localizada no Estado da Paraíba, alto sertão nordestino. Nasci do sonho de um rapaz que se tornou um professor apaixonado pela preservação da história e memória da sua cidade. Nas suas viagens observava, locais bem menores que a sua terra possuírem espaços onde se preservavam suas histórias, suas memórias, a sua não.

No ano de 2015 após mais de uma década de pesquisas, entrevistas e contatos diretamente com pessoas ligadas à sua terra, ele lança um livro cujo título: História do Futebol de Cajazeiras, escrito em mais de 660 páginas mostra a riqueza desta memória. Passados alguns dias deste lançamento, este professor se depara com uma realidade que o emociona. Observa que aquele acervo que lhe deu conteúdo para o seu livro, agora pode ter um destino e assim tornar possível o seu sonho, a instalação de um museu em sua cidade.

No dia 20 de agosto do ano de 2018 comecei a ser instalado e, para enorme felicidade, em um belo e histórico casarão no centro da cidade, o Casarão dos Sobreiras. Comecei os meus primeiros passos em apenas dois espaços, mas, fui crescendo tão rápido que logo me vi na condição de preencher todos os lugares do casarão. Muitos cidadãos desta e de outras localidades entendendo a minha dimensão começaram a me enriquecer com doações históricas que jamais imaginei possuir, a exemplo de uma camisa autografada e dedicada pelo Rei do Futebol, Pelé.

Papai Noel vou lhe fazer os meus pedidos que gostaria de ganhar como presente neste natal: O primeiro deles é ver como o senhor poderia me ajudar fazendo com que esta cidade entendesse a minha dimensão em história e memória na preservação de tantas relíquias que estou guardando aqui, e assim, me desse uma pequena prioridade em ações que tanto estou necessitando na estrutura do meu lar; O segundo pedido Papai Noel, para que o senhor não deixe que me abandonem, tenho comigo uma imensa riqueza que preserva uma história, não deixe que eu desapareça, mostre isso a Cajazeiras, a Paraíba, ao Brasil e ao Mundo.

Por fim, obrigado Papai Noel, se não puder me presentear com os meus pedidos, mesmo assim, pelo menos, o senhor me ouviu e por isso lhe sou eternamente grato.

Feliz Natal.”

1 comentário
  1. Que lindo!
    Sei o quanto este Museu é importante para vc e para Cajazeiras, espero q sensibilize os gestores.
    Feliz Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share