Morre em Cajazeiras, aos 98 anos, a professora Carmelita Gonçalves

A professora cajazeirense Carmelita Gonçalves morreu no final tarde do domingo (16), aos 98 anos, em Cajazeiras, de problemas decorrentes da idade avançada.

Originária de uma família abastada, Carmelita Gonçalves da Silva nasceu em 22 de julho de 1924, no Sítio Barra do Catolé, município de Cajazeiras (PB), filha de Manoel Gonçalves Dias e Hortência Gonçalves da Silva. Desde criança, tinha interesse de entrar para ordem dos Carmelitas Descalços, mas por fatalidade, após a morte de seu pai, o rumo de sua vida é modificado. Forçada pelas circunstâncias, fica em Cajazeiras, ajudando na criação dos seus irmãos. Nunca se casou, hoje vive em sua casa e também no seu Colégio na companhia de seus familiares.

Ao concluir o Curso Normal, em 1943, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, inicia suas atividades lecionando de casa em casa e em seguida na residência da sua família. Funda, nesse mesmo ano, a Escola Nossa Senhora do Carmo, que passa a Colégio no ano de 1986. Depois de vários anos, a escola passou a funcionar no prédio da Ação Católica, quando em 1964 mudou-se para o Colégio Monsenhor Constantino Vieira. Em fins da década de 1960, passou a funcionar na rua Germiniano de Sousa, onde funciona até hoje. Assim, desde 1943 até os dias atuais, Carmelita Gonçalves está a frente da educação desenvolvida no Colégio Nossa Senhora do Carmo, com funções distintas, a saber: professora de língua portuguesa e diretora.

Em setembro de 2021, a educadora Carmelita Gonçalves sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ficando com as funções motoras do lado esquerdo do corpo um pouco comprometidas, mas consciente.

O velório da professora Carmelita Gonçalves será realizado na quadra de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no centro de Cajazeiras. O sepultamento está previsto para o final tarde da segunda-feira (17), no Cemitério Coração de Maria, após celebração de missa de corpo presente na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share