Mês de setembro é marcado por ações de valorização da vida no HUJB, em Cajazeiras

Ao longo de todo o mês de setembro, o Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh) foi marcado por diversas ações em prol da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Trata-se da campanha Setembro Amarelo, conhecida mundialmente por visar conscientização da população acerca de falar sobre o suicídio de maneira mais aberta e sem preconceitos. 

Um relatório liberado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o suicídio como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, na frente de doenças como HIV, malária e câncer de mama, e até de guerras e homicídios. 

O diretor-geral da OMS alertou que a atenção e prevenção ao suicídio se tornam ainda mais importantes no contexto da pandemia de COVID-19, que agrava fatores de risco como: depressão, ansiedade e transtornos mentais.

Na programação do HUJB-UFCG/Ebserh, entre os dias 01 e 30/09 ocorreram palestras educativas presenciais nas recepções, sala de espera ambulatorial e enfermarias para falar sobre como evitar o suicídio e os cuidados com a saúde mental. No período entre 13 e 17 de setembro, houve a disponibilização de painel “Vidas importam” fixado na entrada da recepção para os colaboradores e usuários participarem deixando sua mensagem de esperança.

No dia 22/09, teve a distribuição dos laços amarelos em material plástico de fácil higienização e brinde com mensagem motivacional. E para fechar o mês realizaram-se palestras on-line através da plataforma  Microsoft Teams com as seguintes temáticas a serem abordadas:

27/09/2021 – Saúde mental e envelhecimento – Como prevenir o suicídio? (Zilmar Filho)

28/09/2021 – Perfil Clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes acometidos por lesões auto-infligidas na emergência de um Hospital Universitário (João Pedro Maciel Capistrano)

28/09/2021  – Cansaço nosso de cada dia (Tayrine Matias)

30/09/2021 –   Suicídio de crianças e adolescentes, verdade ou mito? (Idelane da Silva)

Segundo Idelane da Silva, pedagoga hospitalar e presidente do Comitê de Humanização do HUJB, “As ações foram fundamentais para todos os envolvidos desde o Comitê de Humanização, os colaboradores, os usuários, os gestores e a Superintendência, enfim. Teve até a linda iniciativa de Ângela que trabalha na portaria e distribui as senhas para os usuários com frases de ânimo e esperança”.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share