Justiça já recebeu 12 ações contra Zé Aldemir, Dra. Paula e Corrinha Delfino por fake news em Cajazeiras

Buscando conter a disseminação de fake news (notícias falsas), a prática criminosa de calúnia, injúria, difamação, além de propaganda antecipada, a Justiça Eleitoral e a Justiça Comum de Cajazeiras já receberam 12 representações eleitorais e ações criminais. Todas elas são contra o prefeito José Aldemir Meireles, a deputada Doutora Paula e a pré-candidata a prefeita Corrinha Delfino, de acordo com os registros no sistema de Justiça da Zona Eleitoral, da Comarca e do Tribunal de Justiça do Estado.

As representações e ações foram ajuizadas pelo ex-deputado Jeová Campos (PT) e o deputado e pré-candidato Chico Mendes (PSB) em face de acusações e insinuações sem qualquer comprovação e apenas com o intuito de causar danos à imagem dos dois políticos da oposição.

Algumas ações têm o objetivo de restabelecer a verdade, outras pedem a condenação dos denunciados por crimes de calúnia, injuria e difamação e as representações eleitorais buscam conter propaganda negativa contra as vítimas e a propaganda eleitoral antecipada, que são proibidas pela lei.

Contra a deputada Doutora Paula, uma ação criminal foi ajuizada no Tribunal de Justiça da Paraíba, uma vez que ela goza do privilégio de foro.

As ações judiciais tratam de assuntos como acusações falsas de suposto uso de verbas públicos para festas ou de atribuição de atos comprovadamente inverídicos às duas vítimas. Os fake news são espalhados pelo núcleo político liderado pelo prefeito José Aldemir.

Procurados pela reportagem, o ex-deputado Jeová Campos e o deputado Chico Mendes informaram, através de suas assessorias, que não pretendem falar sobre as ações e representações eleitorais. Assessoria reforçou, porém, que a iniciativa de buscar a Justiça nesse momento visa reparar os danos causados à imagem e à dignidade dos dois pelas notícias falsas espalhadas pelas emissoras de rádio de Cajazeiras, conter a campanha difamatória e a propaganda negativa, além de tentar evitar uma campanha eleitoral de baixo nível em Cajazeiras. Outra razão seria tentar, além de parar a baixaria, evitar que a campanha eleitoral descambe para a violência.

No entendimento dos advogados de Jeová e Chico Mendes, acusações falsas e ataques pessoais podem instigar discussões exacerbadas durante a campanha e descambar para a violência, o que os dois políticos querem evitar desde já.

O anseio dos autores das representações e das ações judiciais é que o sistema de Justiça de Cajazeiras e da Paraíba atuem com rapidez e com o rigor que a legislação determina para punir aqueles que estão cometendo crimes e praticando irregularidades bem como evitar desequilíbrio na disputa eleitoral na cidade.

COM INFORMAÇÕES DO BOMBA PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share