Instalação da UTI Neonatal no Hospital Regional de Cajazeiras não acontecerá a curto prazo

O enfermeiro Manoel Telamon Arruda, o Telminho, diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), afirmou que a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no complexo hospitalar, que conta, também, com a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, não acontecerá nem a curto, nem a médio prazo, mas, sim, a longo prazo.

Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde, adquiriu os equipamentos para a instalação da UTI Neonatal, com recursos da emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Paula, mas o HRC não tem espaço físico para sua instalação, sendo necessária uma grande reforma que está projetada para acontecer, mas isso demanda tempo.

Telminho afirmou que, além da falta de espaço físico, a UTI precisa de profissionais neonatologistas, não disponíveis na região e muito difíceis de se encontrar para contratar. Segundo ele, não existem neonatologistas suficientes nem mesmo na capital do estado.

Atualmente, os bebês muito prematuros ou com problemas de saúde graves e que necessitam de atendimento em unidades de terapia intensivas são transferidos para outros centros, como Patos, Campina Grande e João Pessoa.

A Maternidade Dr. Deodato Cartaxo conta com incubadoras para crianças prematuras ou com baixo peso e uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Crianças que nascem com problemas cardíacos também são transferidas para outros centros.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share