HUJB recepciona os bolsistas do primeiro Programa de Iniciação Científica da Ebserh

O Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello (HUJB) realizou o acolhimento dos quatro primeiros selecionados no Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PIC-Ebserh) na quarta-feira, 25 de maio, na sala da Gerência de Ensino e Pesquisa. Os alunos são de cursos de graduação na área da saúde da Universidade Federal de Campina Grande, que irão desenvolver projetos de pesquisa no HUJB. As bolsas terão duração de 12 meses, em uma parceria inédita entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia contou com a presença do Gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Francisco Figueiredo e do Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Dr. Wemerson Neves Matias.

O Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB-UFCG, Dr. Francisco Figueiredo, ressaltou os desafios da Ebserh durante a pandemia do coronavírus: “as Ciências da Saúde enfrentaram durante a Pandemia por Covid 19 um inimigo desafiador: as redes sociais. Confrontada por informações desconexas e bem distantes da Teoria e Prática do Conhecimento Médico, os profissionais de saúde e pesquisadores encabeçaram esforços de assistência e método científico ampliados exaustivamente”. 

Durante o evento, Dr. Francisco Figueiredo recepcionou os novos estudantes do PIC-Ebserh por meio de uma mensagem impactante, ressaltando o propósito da rede Ebserh que é o Ensinar para transformar o cuidar: “Sejam bem vindos, nossos estudantes da UFCG! Mais programas estão chegando nesta que também é a maior rede de internação pública do planeta! A Gerência de Ensino e Pesquisa tem aberto espaços para cursos de outras áreas que não sejam da saúde, incorporando conhecimentos e valorizando o ensinar para transformar o cuidar”.

“A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares possui a maior rede de Hospitais públicos universitários do mundo. Neste sentido, o Programa de Iniciação Científica da EBSERH se torna o início de uma variedade de atividade de pesquisas e inovação tecnológica”, concluiu.

Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh. Esse é o primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, fruto de uma parceria com o CNPq, que vai distribuir 320 bolsas para alunos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica nos HUs vinculados à estatal.

Os objetivos do PIC-Ebserh são: promover o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde; estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno; e contribuir para a formação científica de recursos humanos, visando ampliar a empregabilidade no cenário profissional e a formação em pesquisa científica.

Os temas dos projetos aprovados nesta edição foram: riscos de interações medicamentosas em pacientes com infecções do trato urinário em um hospital de atenção terciária (Dr. Sávio Benvindo Ferreira); construção de um jogo de tabuleiro para detectar alterações fisiológicas no autismo infantil (Dr. José Ferreira Lima Júnior); o perfil epidemiológico das pacientes com infecção por gardnerella vaginalis no ambulatório de ginecologia do Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo (Dra. Natália Bitu Pinto) e a ocorrência de doenças de respiratórias em crianças no alto sertão paraibano (Dra. Rosimery Cruz de Oliveira Dantas). 

Interessados podem dirimir dúvidas ao Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUJB-UFCG/EBSERH, por meio do e-mail [email protected].

COM INFORMAÇÕES DA EBSERH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share