HUJB realiza atividades em alusão ao “Dia Mundial da Segurança do Paciente”

Danos causados por medicamentos são responsáveis por pelo menos 50% de todos os danos evitáveis na assistência à saúde. Cabe ressaltar que, se os erros de medicação fossem apropriadamente evitados em serviços de saúde, poderiam ser economizados cerca de US$ 42 bilhões de gastos totais com a saúde em todo o mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os colaboradores do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande/Ebserh/MEC participaram de atividades na última semana em alusão à campanha do “Dia Mundial da Segurança do Paciente”, comemorada no último dia 17 de setembro. Na ocasião, receberam instruções sobre práticas de segurança do paciente, incluindo aquelas relacionadas à prevenção dos erros de medicação, especialmente em situações de alto risco, transições de cuidados, polifarmácia (uso simultâneo de múltiplos medicamentos) e medicamentos com grafia ou som semelhantes.

Houve ainda um quiz sobre o tema e a distribuição de caixas com chiclete simulando a medicação via oral aos colaboradores.

Recentemente, o Protocolo de Segurança no Uso, Prescrição, Dispensação e Administração de Medicamentos do HUJB foi publicado no seu site.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share