Ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado federal Chico Rolim morre aos 98 anos

O ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado federal Francisco Matias Rolim, o Chico Rolim, morreu, de causas naturais, na manhã desta quarta-feira (16), aos 98 anos, em sua residência no Bairro Sol Na,scente, na zona norte de Cajazeiras.

Chico Rolim nasceu no Sítio Melão, antigo Olho d’Agua, no município de Umari (CE) no dia 6 de dezembro de 1922, filho de Matias Duarte Passos e de Angelina Duarte Rolim. Em 1932, junto com a família, transferiu-se para Cajazeiras (PB). Frequentou a escola até o segundo grau, dedicando-se ao comércio, à indústria e à agropecuária.

Ingressou na política em 1950, filiando-se ao Partido Social Democrático (PSD), em cuja legenda foi eleito vereador em Cajazeiras em outubro de 1958. Em 1960 tornou-se presidente da Câmara Municipal, cargo que ocupou até o final da legislatura. Em outubro de 1962 reelegeu-se vereador na mesma legenda.

Iniciou novo mandato em janeiro de 1963 e nesse mesmo ano desligou-se do PSD, filiando-se à União Democrática Nacional (UDN), em cuja legenda elegeu-se prefeito de Cajazeiras em 11 de agosto seguinte. Assumiu a prefeitura no dia 30 de novembro, em substituição a Otacílio Jurema. Como prefeito melhorou os serviços de telefonia e construiu escolas.

Convencido pelas lideranças políticas locais e, principalmente, pela interferência do governador Ivan Bichara (1975-1978), voltou a disputar a prefeitura de Cajazeiras, elegendo-se, em novembro de 1976, na legenda da Arena.

Em 1986, desligando-se do PDS e filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), concorreu a uma cadeira de deputado federal constituinte pela Paraíba, obtendo, contudo, apenas uma suplência.

Em 1988, o deputado federal Cássio Cunha Lima, que em novembro se elegera prefeito de Campina Grande (PB), renunciou ao mandato, e Francisco Rolim assumiu sua vaga na Câmara, no dia 3 de janeiro de 1989.

Chico Rolim ainda tentou ser prefeito de Cajazeiras pela terceira vez em 1988, mas foi derrotado pelo médico Antônio Vituriano de Abreu. Também candidatou-se a vereador mas não obteve êxito.

Chico Rolim foi casado com Teresa Augusta Rolim, com quem teve três filhos. Após ficar viúvo, voltou a casar com Raimunda Valdeíza e também enviuvar, em circunstâncias trágicas.

Publicou Do miolo do sertão; a história de Chico Rolim em 1988, com arranjo literário de Sebastião Moreira Duarte, que está em sua terceira edição.

Detalhes sobre o velório e sepultamento do ex-prefeito cajazeirense ainda não foram divulgados pelos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share