Ex-morador de rua lamenta abandono da antiga sede da Fundac, em Cajazeiras: “de partir o coração”

O imóvel onde funcionava a sede da Fundação de Desenvolvimento do Adolescente e da Criança (Fundac), localizado nas Casas Populares, zona norte de Cajazeiras, está abandonado há vários anos.

Após a entidade deixar o local, as instalações não foram aproveitadas por nenhum governo, estadual ou municipal, entrando em decadência.

À época, a Fundad foi referência para a sociedade, especificamente para as crianças e adolescentes; atualmente, o local está abandonado, com matagal e grande quantidade de lixo.

A entidade teve a função de ressocializar crianças e adolescentes, com medidas socioeducativas de semiliberdade realizando o atendimento socioeducativo, levando aos jovens atividades educacionais e culturais.

“Eu fico sem palavras, vendo aqui um prédio desses da qual fez parte da minha infância. Só sabe eu e quem participou de música, de teatro, capoeira… aí é de partir o coração”, falou Danilo Rocha, um ex-morador de rua que participou das atividades da Fundac em sua juventude. 

Reorganização

Em entrevista à imprensa em maio de 2018, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, durante visita a Cajazeiras, explicou que a entidade ficou responsável pelo imóvel apenas durante o período em que nele, ela administrou a Proaf (Programa de Apoio à Família).

Mas, em 2012, foi sancionada uma lei que criou o Sistema Nacional Socioeducativo e reorganizou atribuições. Por esse motivo, a Fundac passou a cuidar apenas de questões que envolvem adolescentes internos. E saiu do prédio.

Noaldo ressaltou que a Fundac não tem interesse pelo imóvel, mas afirmou que buscaria uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado para dar outra serventia ao local. Porém, o Governo do Estado não tomou nenhuma providência em relação ao prédio e o imóvel continua se deteriorando.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL SERTÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share