Em Cajazeiras, Memorial homenageia o ex-prefeito Francisco Matias Rolim

No Sertão paraibano, Cajazeiras comemora o centenário de nascimento do ex-prefeito Francisco Matias Rolim, o Chico Rolim. A data foi celebrada com a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, no Casarão da Epifânio Sobreira, nesta quarta-feira (7), com as presenças do seu sobrinho, Sebastião Moreira Duarte, da filha, Ana Cleide Rolim, do prefeito José Aldemir Meireles e autoridades convidadas.

Durante a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, foi apresentado aos presentes e instalado o acervo do ex-prefeito no Casarão, onde já funciona o Memorial Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba. Além disso, uma vasta programação foi elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo para ser cumprida entre os dias 6 e 7 de dezembro, como participações em programas radiofônicos e de TV, além de uma série de divulgações nas redes sociais, mostrando a importância do ex-prefeito na vida política e socioeconômica de Cajazeiras

O secretário de Cultura do município, Ubiratan di Assis, destacou que é uma justa homenagem para aquele que prestou relevantes serviços à história de Cajazeiras na sua vida socioeconômica, tendo sido prefeito por duas vezes, com gestões dignas de respeito e admiração de todos os cajazeirenses.

A classe política de Cajazeiras, através de depoimentos, também prestou homenagens a Chico Rolim, como reconhecimento da sua história.

O acadêmico Sebastião Moreira Duarte, membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) e autor do livro Do miolo do Sertão, que conta a história do ex-prefeito, ao mesmo tempo em que agradeceu a homenagem prestada ao seu tio, exaltou a importância da vida política daquele que foi prefeito de Cajazeiras em duas oportunidades.

Já o prefeito José Aldemir enfatizou a importância de Chico Rolim no que se refere ao desenvolvimento educacional da terra do Padre Rolim, uma vez que foi ele um forte batalhador e fez a doação do terreno para a construção do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Zona Norte da cidade.

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share