Comissão do HUJB realiza orientação para o descarte correto do lixo no hospital

Composto por onze membros e presente em diversos setores do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB, de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), a Comissão de gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde do HUJB orienta, capacita e incentiva os colaboradores da unidade hospitalar a realizarem o descarte correto do lixo, dependendo do tipo de material, conforme RDC n° 222/2018.

O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

E os resíduos de serviços de saúde (RSS) são todos os resíduos resultantes das atividades exercidas pelos geradores de resíduos de serviços de saúde, definidos nesta Resolução.

Segundo a enfermeira, Dayanny Santana Sarmento, são de extrema importância as orientações da Comissão (a qual é responsável técnica) nos diversos meios institucionais oficiais para gerar consciência dos colaboradores (público interno) e principalmente estudantes, estagiários e usuários (público externo) aprenderem a realizar o descarte correto do lixo e contribuir assim para o meio ambiente do HUJB.

Atualmente, o HUJB divide o lixo em 3 tipos de resíduo: resíduo não reciclável, resíduo infectante e resíduo reciclável.

COM INFORMAÇÕES DA EBSERH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share