Caso de leishmaniose visceral é registrado na zona rural de Cajazeiras

O município de Cajazeiras registrou um caso de Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente como calazar. Trata-se de um paciente de 40 anos residente no Assentamento Frei Beda.

Segundo informações, ele deu entrada no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) e foi transferido para João Pessoa, onde ficou internado na UTI em estado grave durante 19 dias. A data da notificação junto ao Ministério da Saúde foi no dia 28 de outubro e o primeiro sintoma foi registrado no dia 12 do mesmo mês. Ele segue com o tratamento na sua residência.

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito em 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada da fêmea do inseto vetor, denominado flebotomíneo, conhecido como mosquito palha, após picar cães ou outros animais infectados.

Segundo Joatan Freire, a Vigilância Ambiental do município de Cajazeiras está fazendo um intenso trabalho na comunidade. Ele informou que, inicialmente, é feita a captura do mosquito. Em seguida, a coleta de sangue de todos os cães para a realização de exames, seguida da dedetização de todas as residências da localidade.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share