Campanha Novembro Azul no HUJB é marcada por ações educativas e consultas urológicas

O mês de novembro visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. Aderindo a campanha do “Novembro Azul”, o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUJB-UFCG/Ebserh) realizou ações educativas, cirurgias e atendimentos urológicos já agendados pela Central de Marcação e Regulação de Cajazeiras.

O Comitê de Humanização do HUJB-UFCG/Ebserh “vestiu a camisa” literalmente e seus membros fizeram campanhas educativas ao longo de dias nas salas de espera e nos corredores da instituição hospitalar, abordando sobre a importância do homem fazer o check-up regular, os exames de sangue, inclusive o de toque.

A presidente do Comitê e pedagoga hospitalar, Idelane da Silva, ressalta a importância da ação pedagógica nos setores do hospital e de campanhas permanentes junto aos pacientes “A pedagogia visa alertar aos pacientes em geral a cuidar da sua saúde, em especial, ao homem, que por meio do conhecimento dos fatores de risco, de como se prevenir e quem procurar para se tratar, caso perceba alguma anormalidade. Durante os últimos dias no Novembro Azul, (nós) do Comitê ressaltamos nas diversas palestras que a partir dos 50 anos, o homem deve procurar o médico e se for de etnia negra, a idade cai para os 45 anos, ainda mais se já tiver casos na família”.

Idelane acrescentou ainda que o seu trabalho como pedagoga também sensibiliza a população masculina a não ter preconceito e que deve fazer o exame de toque retal, indolor, dura entre 7 e 10 segundos e é realizado por um médico especialista, que pode detectar sinais do câncer de próstata e assim o tratar.

O HUJB possui serviços de urologia que tratam as seguintes patologias: incontinência urinária, impotência sexual, ejaculação precoce, infecção urinária de repetição, hidronefroses A/E, massas e cistos renais, cálculos renais sintomáticos e outras. A instituição possui ainda ambulatório para consultas de planejamento familiar (vasectomias).

A consulta deve ser agendada e autorizada por meio da Central de Marcação e Regulação (CMR) de Cajazeiras, necessitando, para tal, de encaminhamento médico prévio. Depois de autorizado pelo CMR, o usuário deve se dirigir ao HUJB-UFCG na data e horário agendados, portando a guia de autorização do CMR de Cajazeiras, documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share