Caminhos da Memória: Atlético – o início, a era do amadorismo

No ano de sua fundação, 1948, o Atlético Cajazeirense de Desportos participou pela primeira vez de uma competição futebolística, disputando o Campeonato Municipal de Cajazeiras, ficando como vice-campeão, repetindo a mesma colocação em 1949.

A Academia: Bibiu, Bão, Agustinho, Pedro Revoltoso, Cocada, Zé de Pedão, Maninho e Zé de Cícero. Almir, Piau, Zezé, Doca, Rubens e Nêgo.

O Atlético Cajazeirense de Desportos começa, então, a planejar a sua equipe com a chegada dos anos 50. Novos jogadores são incorporados ao grupo, para o seu fortalecimento técnico, e o time inicia uma fase de vários amistosos em Cajazeiras e pelo interior nordestino. O futebol praticado pelo time em campo logo o levou a ser denominado de “Academia do Futebol do Sertão”.

Nesse momento, chaga a Cajazeiras, oriundo de João Pessoa e transferido para esta cidade, a fim de desempenhar funções na agência local do Banco do Brasil, o jogador Baby, que atuava pelo Botafogo da Paraíba, time em que, pela sua qualidade técnica, foi várias vezes convocado para atuar pela Seleção Paraibana de Futebol.

Baby se integrou ao time do Atlético Cajazeirense de Desportos, transformando-se no jogador mais importante do clube. Todos aqueles que tiveram a oportunidade jogar ao seu lado ou contra reconheceram a grandeza do futebol jogado pelo atleta. Baby era um craque fora de série.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share