Cajazeiras registra 1º caso da variante Delta e prefeito fala em adotar “medidas duras”

Campina Grande concentra mais de 42% dos casos de infecção e mortes causadas pela variante Delta do novo coronavírus na Paraíba, segundo confirmou a Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (9).

Dos 125 casos identificados no estado, 53 foram diagnosticados em Campina Grande. Um caso também foi registrado no município de Cajazeiras. Do total de sete mortes na Paraíba, três foram registradas em Campina.

Na quarta-feira (8), a Fiocruz enviou as análises de 131 casos, confirmando 100 para a variante Delta e 31 para a variante Gama.

Dados sobre a variante Delta na Paraíba

A faixa etária de 20 a 29 anos representa 30,4% dos casos, com 38 registros, das 125 amostras sequenciadas. Pelo menos três adolescentes, com menos de 15 anos, também foram diagnosticados com a variante.

Pelo menos 72 dos casos de infecção pela Delta foram confirmados em mulheres, enquanto 53 em homens.

Das sete mortes causadas pela variante, quatro foram de pessoas do sexo masculino e uma do feminino. Três óbitos foram registrados em Campina Grande, dois em João Pessoa, um em Alagoa Nova e um em Lagoa Seca.

Apenas duas das pessoas que morreram estavam com o esquema vacinal incompleto.

Zé Aldemir alerta: “Vamos adotar medidas duras”

Após a confirmação do primeiro caso da variante Delta no município, o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), disse que vai adotar medidas duras e adiantou que estabelecimentos como bares e restaurantes serão notificados. “Não quero ninguém ligando pra mim pedindo isso ou aquilo. Estamos falando de vida humana. Temos que fazer nossa parte, cada cidadão”, disse.

“Já determinei ao Procurador Geral do Município que redija o decreto que vou assinar ainda hoje determinando o fechamento do comércio não essencial para proteger a vida dos cajazeirenses”, enfatizou o prefeito.

Aldemir aproveitou para pedir ajudar da Câmara Municipal no sentido de orientar as pessoas e os comerciantes da cidade. “Não ouvi um vereador sequer se pronunciar sobre o caso. Tá na hora desses parlamentares ajudarem neste sentido. Orientar, participar ativamente. A responsabilidade não é só minha. Eles também foram votados e eleitos; representam o povo”, frisou. 

“Eu sei o que é isso; passei dez dias entubado e se morresse não saberia que tinha morrido; eu sei o que sofri com essa doença. Daí porque peço a todos que continuem tomando as precauções devidas, porque se essa variante (Delta) se instalar por aqui, sinceramente não sei o que fazer”, disse.

COM INFORMAÇÕES DO G1, DO RESENHA POLITIKA E DO NOTÍCIAS PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share