Bioquímico cajazeirense Ivan Cavalcanti morre vítima de complicações da Covid-19 em JP

O bioquímico Ivan Cavalcanti de Oliveira, 66 anos, faleceu neste domingo (13) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da Unimed, em João Pessoa, após complicações em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Por volta do dia 22 de novembro, Ivan Cavalcanti começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19 mas permaneceu em Cajazeiras, mesmo infectado. Uma semana depois, foi até Juazeiro do Norte (CE), para realizar exames de alta complexidade. Constatado o comprometimento de 50% dos pulmões, foi transferido para João Pessoa.

No sábado (5), seu estado de saúde se agravou e o bioquímico precisou ser intubado, por prevenção médica, devido o grau de comprometimento dos pulmões. Também submeteu-se a sessões de hemodiálise. Na madrugada da sexta-feira (11), sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e foi operado com urgência no mesmo hospital.

Após dois dias convalescendo em estado gravíssimo, Cavalcanti não resistiu e veio a óbito após sofrer uma parada cardíaca na manhã deste domingo (13). O seu corpo será transladado para Cajazeiras e sepultado no jazigo da família no Cemitério Coração de Maria.

O bioquímico Ivan Cavalcanti era formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e iniciou suas atividades profissionais na década de 1980, em Cajazeiras, no Laboratório Italvan, tendo como sócios os colegas Itamar Leite e Alzira Bandeira (in memoriam). Em paralelo, desenvolveu atividades acadêmicas, lecionando Biologia no Colégio Estadual Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras.

Com o passar do tempo, montou o próprio laboratório, tornando-se um dos mais conceituados profissionais do interior do Nordeste. Com sede em Cajazeiras, o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti tem postos de coleta em cidades da Paraíba e do Ceará, sendo detentor de credibilidade e respeito na área de análises clínicas.

Sempre em constante atualização, Ivan Cavalcanti participou de inúmeros cursos, simpósios e congressos, buscando sempre trazer o que havia de mais moderno para o seu laboratório em Cajazeiras. Era filiado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O bioquímico cajazeirense Ivan Cavalcanti era filho único do casal Agostinho Oliveira (in memoriam) e Terezinha Cavalcanti. Casado com a assistente social Alcineide Mangueira Cavalcanti, teve dois filhos: a advogada Aline e o cirurgião-dentista Michel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share