Após 10 anos de trabalho, pesquisador lamenta não ter conseguido publicar a biografia do ex-prefeito Zerinho

O professor e pesquisador Aguinaldo Rolim lamentou, em longo depoimento ao jornal Gazeta do Alto Piranhas, não ter conseguido publicar a biografia do ex-prefeito de Cajazeiras José Nello Zerinho Rodrigues. “Um trabalho feito com muita paixão. O prazer de levar a imagem de Zerinho às novas gerações”, disse.

Rolim, que é membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), seguiu no seu lamento: “Hoje, decorridos 10 anos, dói-me na alma ver que todo este trabalho sério, feito com tanta luta e sacrifício, não foi reconhecido, e, pior ainda, não houve mais continuidade ao projeto”.

Confira a íntegra do desabafo do pesquisador:

ZERINHO: A VIDA, A FÉ E O TRABALHO – O LIVRO ESQUECIDO

José Nello Zerinho sonhava em vida a publicação de uma biografia sua com depoimento de pessoas que conviveram com ele, de figuras que admirava e de amigos que sabiam muito de sua vida e da sua história.

No Projeto – Livro de Zerinho – o empresário sonhava com a seguinte organização: ANTECEDENTES, ou seja, de volta às raízes, DEPOIMENTOS de amigos e admiradores e PRONUNCIAMENTOS seus, com discursos e notas sobre sua saúde.

Iniciamos esse trabalho em 2013, há 10 anos. Os textos poderiam ser enviados através do e-mail criado exclusivamente para o livro: [email protected]

Vamos iniciar pelos Antecedentes:

A primitiva capelinha de Santo Antônio; 2. A Casa e a Capela; 3. Um Cenário desolador: A missão de paz; 4. O ministério da prática do bem: Zerinho, acionista maior; 5. Canto de gratidão às sete irmãs André. Um poema em sete estrofes dedicado às Mensageiras da Evangelização; 6. O Barro do Major Zé Inácio: O império ruiu; 7. As Beatas do Barro: A lição de prece; 8. Pioneiras da evangelização Cristã no Barro: como não lembrar das André; 9. Tradicional Família André: O legado esquecido; Fundação Zerinho: À instituição e ao instituidor, com gratidão; 11. Casa da Cultura André Rodrigues: Não há cultura sem fé; 12. Um gigante chamado Zerinho. Texto de Linaldo Guedes referente à entrevista concedida a Aguinaldo Rolim e Adalberto dos Santos, para a revista Zerinho: uma história de trabalho; 13. A Vespa de Zerinho; 14. Uma Primeira-dama de resultados – Marizete Silva Rodrigues, do Prof. José Antonio de Albuquerque, no Gazeta do Alto Piranhas. Com exceção do item 14, um trabalho de pesquisa do organizador Aguinaldo Rolim, realizado em Cajazeiras-PB e Barro, no estado do Ceará.

Em seguida, observemos os Depoimentos:

15. Zecandré, tio avô de Zerinho. Zecandré era irmão de Dona Ana André Rodrigues, avó de Zerinho pelo lado paterno. É autor do livro Capitão Januário, A Beata e os Cabras de Lampião; 16. Gente em destaque: José Nello Rodrigues (Zerinho) e o Milagre da Fé, escritos pela Professora barrense Crisantina Monteiro Dias; 17. Vida Nova, por Gilvan Meireles; 18. Zerinho, o Cidadão Paraibano por Luiz Humberto, advogado e defensor público, no recebimento do título de cidadão paraibano; 19. José Nello Zerinho Rodrigues – Gestão – 1993 / 1996, texto de Irismar Gomes da Silva; 20. José Nello Zerinho Rodrigues: Uma história de muito trabalho, destacando as principais atividades classistas exercidas por Zerinho, escritas pelo rotariano e auditor fiscal Pedro Lins de Oliveira; 21. Zerinho: Exemplo de Doação Infinita, texto do jornalista e escritor Nonato Guedes; 22. Tempo de Avanços nas Artes, do Secretário e Radialista José Anchieta; 23. José Nello Rodrigues – Fundação Zerinho e AC2B – Uma Cumplicidade Sincera, um Caso de Amor, do Jornalista Sales Fernandes; 24. Zerinho e a Política de Cajazeiras-PB, do Professor e Radialista Chagas Amaro; 25. O Vencedor de todas as lutas, do mestre e homem do Rádio Francisco Alves Cardoso (Chico Cardoso); 26. O Beato Zerinho, pelo Professor e pesquisador José Antonio de Albuquerque; 27. Ele Tem um Milhão de Amigos! Texto de Ubiratan de Assis; 28. José Nello Zerinho Rodrigues: O Desportista por Reudesman Lopes; 29. O governo Zerinho e as Políticas Públicas Educacionais da terra do Padre Rolim, um belíssimo trabalho da professora Terezinha Seixas, sua Secretária de Educação e atualmente Mestre em Ciência da Educação; 30. A saúde que queríamos, ótimo texto da Professora Marilena de Souza, ex-secretária de Saúde de Cajazeiras no Governo Zerinho; 31. José Nello Zerinho Rodrigues: Renovação de 50% na Câmara Municipal de Cajazeiras. Fonte Jornal O Norte, edição de 18/10/1992, João Pessoa; 32. Fotografia de reencontro inesquecível com Zerinho, do Diretor de Políticas Públicas da AC3 Josias Farias Neto.

Por último, vejamos os Pronunciamentos:

33. Discurso pronunciado pelo Prefeito de Cajazeiras-PB, por ocasião da solenidade de entrega do título de Cidadão Paraibano, na Assembleia Legislativa; 34. Aos amigos, políticos e, em especial, ao povo de minha querida Cajazeiras. Mensagem às pessoas por ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral – hemorrágico), na função de Secretário Adjunto, do Estado da Paraíba, no Governo de José Maranhão.

Só para relembrar o tão sonhado “Livro do Zerinho” ficou na saudade e na lembrança dos amigos. Foram consultados mais de onze autores, sem esquecer os vídeos, entrevistas, textos, mensagem, fotos e recortes de jornais.

Um trabalho feito com muita paixão. O prazer de levar a imagem de Zerinho às novas gerações.

Hoje, decorridos 10 anos, dói-me na alma ver que todo este trabalho sério, feito com tanta luta e sacrifício, não foi reconhecido, e, pior ainda, não houve mais continuidade ao Projeto do: LIVRO / BIOGRAFIA DE ZERINHO.

Aguinaldo Rolim
Professor e Coordenador do Projeto Resgate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share