ALPB cria a Medalha Zé do Norte, cantor e compositor cajazeirense, numa propositura do deputado Chico Mendes

Na sessão da terça-feira (2), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, a criação da Medalha de Honra ao Mérito da Música, da Poesia Sertaneja e do Folclore Alfredo Ricardo do Nascimento – Zé do Norte, cantor, compositor, poeta, folclorista e escritor que nasceu em Cajazeiras e deu uma grande contribuição para a cultura brasileira, sobretudo a nordestina. A propositura foi do deputado Chico Mendes (PSB).

Antes de formalizar o projeto, Chico Mendes pediu a colaboração de pesquisadores para um estudo sobre o homenageado. A pesquisa teve contribuição do advogado e assessor Hugo Moreira, do jornalista Sales Fernandes, que acompanha o dia a dia da ALPB, e do historiador cajazeirense Aguinaldo Rolim, fundador da cadeira da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), cujo patrono é Zé do Norte.

Entre livros, canções e programas de rádio e TV, Zé do Norte ganhou notoriedade internacional quando sua icônica música “Mulher Rendeira” fez parte da trilha sonora do filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, de 1953, escolhido melhor longa de aventura do Festival de Cannes, na França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share