Água chega às comportas da Barragem Engenheiro Avidos e vai seguir pelo Rio Piranhas

O açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, voltou a receber as águas da Transposição do Rio São Francisco, resultando no aumento do seu volume e chegando às comportas do vertedouro.

Na quinta-feira (12), faltavam poucos centímetros para a água começar a passar, descendo pelo Rio Piranhas, que está seco, em direção ao açude São Gonçalo, em Sousa, e ao estado do Rio Grande do Norte.

Os ribeirinhos e a população do distrito do Gravatá aguardam de forma ansiosa pela volta da água no leito do rio, que está seco. Muito peixe morreu e a população do Gravatá ficou sem água nas torneiras.

Os pequenos produtores rurais, que ficam às margens do Rio Piranhas também estavam preocupados e sofrendo perdas nas suas plantações. A região do Gravatá é grande produtora de macaxeira, goiaba, banana e verdura, através de pequenos projetos de irrigação.

O Dnocs não tinha como liberar água pela comporta de fundo, em virtude da empresa responsável pelos serviços de recuperação da parede e modernização das comportas da Barragem Engenheiro Avidos ter feito uma ensecadeira no local.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share