Resistência

Resistência – O quadro pintado por W. Solha, que está no salão principal da Biblioteca Municipal Castro Pinto, que representa a fundação de Cajazeiras e nele está Vital de Sousa Rolim, Mãe Aninha e padre Rolim recém-nascido e três negros, além do significado histórico para a cidade, retrata os fundamentos do processo da criação do núcleo habitacional que deu origem ao que é hoje a cidade de Cajazeiras.

Resistência – Além do mais o autor da obra é um dos artistas mais importantes da Paraíba, além de pintor, é escultor, cineasta e autor de diversos livros, o que torna a pintura digna de qualquer nobre salão. Mas infelizmente, comenta-se que existe um movimento em Cajazeiras, que seria encabeçado pelo ex-vereador Jucinério Félix para a retirada do quadro do lugar aonde se encontra “por expressar racismo”.

Resistência – A direção da biblioteca teria sido pressionada para retirada do quadro do salão da biblioteca, mas resistiu a todas as pressões e vai continuar resistindo, até porque, talvez, estas pessoas desconheçam o valor histórico e até sentimental desta pintura para o povo de Cajazeiras e sua história. Já imaginou se de repente começasse um movimento para retirar dos principais museus do mundo pinturas e gravuras que retratassem negros?

Resistência – Algumas pessoas, que são “terrivelmente contra” querem saber a posição dos secretários Ubiratã de Assis, da Cultura e Socorro Delfino da Educação, da Câmara Municipal e do prefeito Zé Aldemir sobre este lamentável fato. É preciso urgentemente estancar a sangria. Abaixo os destruidores da cultura de Cajazeiras! 

Resistência – Desconhecer a importância que os negros tiveram no processo de ocupação e de produção das fazendas de Cajazeiras é pura ignorância e o mais belo desta caminhada histórica é que o Padre Rolim, ao herdar de seu pai vários escravos a primeira atitude dele foi a de conceder alforria a todos eles. 

Desmentido – Correu como um rastilho de pólvora a noticia que o prefeito Zé Aldemir teria declarado que o seu candidato a prefeito de Cajazeiras seria o médico Pablo Leitão. Pense numa agitação. Até uma reunião com três vereadores que apoiam Neguin do Mondrian: Neto da Vila Nova, Ninha do Frigorifico e Marta Geruza, com prefeito Zé Aldemir, terminou não acontecendo.

Fugindo da raia – O Partido dos Trabalhadores de Cajazeiras, em reunião no último final de semana, decidiu fazer oposição ao prefeito Zé Aldemir. Na reunião teria ficado decidido que o partido vai buscar aliança com outras siglas ou marchará com candidatura própria. O filiado de maior expressão do PT, em Cajazeiras, é o ex-deputado Jeová Campos.

Mudanças – Anunciada por diversas vezes, mas ainda não consolidada, as mudanças que o prefeito Zé Aldemir vai fazer no primeiro e segundo escalões dos seus auxiliares. Estaria tendo sérias dificuldades na nova engrenagem de sua gestão, principalmente por ter pela frente uma campanha política e o último ano de seu governo.

Asfalto para Boqueirão de Piranhas – Precisa urgentemente solicitar ao Bispo da Diocese uma “Benção Especial” para ver se o asfalto que liga a BR 230 ao Distrito de Engenheiro Avidos seja concluído. Oh céus!

COLUNA DO JORNAL SEMANAL GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Parto doloroso

Parto doloroso    A escolha do candidato a vice-prefeito de Cajazeiras, para a composição com Dra. Denise Oliveira (Cidadania),…
CLIQUE E LEIA

Lua de mel

Cajazeiras sob o domínio dos traficantes – O promotor de justiça, Dr. Alexandre José Irineu, da 68ª Comarca…
CLIQUE E LEIA

Problema

Nego Apesar de ter uma pré-candidatura própria ao governo do Estado, o MDB da Paraíba não apoia a…
CLIQUE E LEIA

Paraquedistas

Vacina O ministro Marcelo Queiroga anunciou sexta-feira (24), a aprovação da dose de reforço para médicos, enfermeiros e…
Total
0
Share