Mais árvores nestes tempos de muito calor

Quantos metros quadrados de área verde têm na cidade de Cajazeiras? Para esta pergunta ainda não temos uma resposta. O preconizado pela ONU é de 12 metros quadrados por habitante.

Em Cajazeiras são 63 mil habitantes, significa que precisamos de 756.000 metros quadrados de área verde. Número que a olho nu, sem nenhum levantamento oficial, chega-se à conclusão que não existe e que o déficit de árvores plantadas no perímetro urbano é infinitamente menor que o preconizado pela ONU.

No passado, tivemos dois prefeitos que se preocuparam muito com esta questão: Francisco Matias Rolim e Antonio Quirino de Moura que fizeram campanhas junto à comunidade de incentivo para aumentar a arborização das ruas e das praças.

Francisco Matias Rolim foi mais enfático e decisivo: enviou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal isentando de Imposto Territorial Urbano para quem plantasse e preservasse uma árvore em frente de sua residência. Acredito que esta lei nunca foi revogada. Infelizmente, paralela à aprovação da lei, não houve uma campanha publicitária e educacional que motivasse a população a tornar a cidade de Cajazeiras muito mais arborizada.

O Rotary Clube de Cajazeiras também promoveu uma grande campanha no sentido de se atingir mil mudas plantadas, quando René Moésia foi presidente. O esforço foi grande, mas a comunidade também, nesta campanha não correspondeu.

A famosa campanha feita na década de 80 de semear mudas de cajazeiras em todas as praças da cidade foi muito interessante e bonita, mas das centenas de pés que foram plantados restam pouquíssimos e o mais belo exemplar está exuberante em frente da biblioteca pública municipal, além de três que foram plantados por mim no pátio interno do ambiente de professores do campus universitário e os dois da Praça Cristiano Cartaxo.

O poder público precisa o mais urgentemente possível mobilizar a comunidade, o que não é tarefa fácil, para que cada morador, aonde ainda não existe, plantar uma árvore. Para isto é preciso preparar as mudas e junto da mesma, entregar a cerca protetora, que poderiam ser doadas por empresas privadas.

Segundo o setor competente da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, existem 13.900 imóveis construídos, que somados aos terrenos totalizam 19.798 imóveis. O quanto esta cidade não ficava linda, com cerca de 20.000 árvores plantadas? Transformar-se-ia num gostoso jardim, tão bom como é a Praça das Oiticicas e a Cardeal Arcoverde.

Os atuais projetistas das praças de Cajazeiras não têm dado muita prioridade à parte de arborização, basta ver o resultado final da Praça Presidente João Pessoa, do Calçadão da Tenente Sabino e do Leblon. Na primeira se sobressai um grandioso volume de concreto, na segunda nenhuma árvore e na terceira, na praça, 4 pés de fícus e algumas palmeiras e na parede de açude não existe uma única árvore. Como ficaria bonito e bom de andar na parede do açude sob as sombras de castanholas, mangueiras, figueiras e aroeiras?

A secretaria do meio ambiente está fazendo uma campanha junto ao povo da cidade e da zona rural para o incentivo de plantar árvores e as mesmas estão na própria secretaria, que vem doando diversas espécies, incluindo algumas frutíferas.

Quem não gosta de andar pela sombra? Você já viu alguém descansando ao relento ou debaixo de uma árvore com muita sombra? Quando você estiver na sombra de uma árvore, se não a plantou, já está no tempo de fazê-la.

Dizem que um homem só se realiza quando tem um filho, escreve um livro e planta uma árvore. Aproveite este período de muito calor e conquiste uma parte de sua felicidade, plantando uma árvore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Um cajazeirado

As pessoas que adotam Cajazeiras como sendo sua segunda terra natal são chamadas de “cajazeirados”. Eu me tornei…
Total
0
Share