Recuperação do canal de Lagoa do Arroz poderá viabilizar a irrigação de 1.145 hectares

A recuperação do canal que parte de Lagoa do Arroz, que beneficia os municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Bom Jesus e Santa Helena, poderá possibilitar a irrigação de mais de 1.000 hectares, principalmente frutas e verduras, com águas da Transposição, que chegarão até Lagoa do Arroz pelo Canal do Apodi, que parte do açude de Caiçara, passando pela zona rural de Cachoeira dos Índios, onde está sendo construída uma barragem.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Helena, vereador Júlio Neto, que também é produtor rural na região do Distrito de Várzea da Ema, aconteceu, recentemente, uma reunião com representantes do DNOCS, da ANA e proprietários rurais, no alude Lagoa do Arroz, oportunidade em que essa questão foi discutida.

Júlio Neto disse que são 1.145 hectares irrigáveis, já sendo assegurado pela ANA, AESA e DNOCS, água para irrigar 300 hectares, sendo necessária a recuperação do canal que está deteriorado pela ação do tempo e, principalmente, por ter ficado seco durante vários anos em decorrência dos invernos irregulares registrados na região.

De acordo com o parlamentar, se o canal for recuperado e esse projeto for colocado em prática, serão distribuídos para os produtores que não têm terra 3 hectares, 5 hectares para os produtores da área, 15 hectares para os técnicos agrícolas e 30 hectares para os agrônomos.

Ele também lembrou que o canal será apenas a tomada d’água, já que os produtores terão água pressurizada. Os representantes do DNOCS e da ANA orientaram os produtores a buscarem junto ao Governo do Estado a recuperação do canal e apoio em órgãos como Empaer para a execução do projeto de retomada dos canais de Lagoa do Arroz.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share