Valmir Lima: pioneiro do rádio em Cajazeiras

VALMIR LIMA DE SOUSA

* Juazeiro do Norte (CE), 1946
+ Campina Grande (PB), 04/07/2023

Valmir Lima de Sousa era natural de Juazeiro do Norte (CE), onde nasceu em 1946. Iniciou sua trajetória no rádio, na Difusora Rádio Cajazeiras AM entre os anos 1965 e 1966. Estudou no Colégio Estadual de Cajazeiras e no Colégio Comercial. A vinda de Valmir à Cajazeiras também influenciou seus irmãos Vilmar Lima e Jucier Lima para a radiofonia.

De acordo com o professor e jornalista Gilson Souto Maior, os três irmãos foram convidados para integrar a equipe pioneira da Difusora e trabalharam com Francelino Soares, Lacy Nogueira, Íracles Pires, Antônio Augusto mais conhecido como Pinguim, Maria José Lima, Pedro Gomes, Pedro Pio, Walter Cartaxo, Lírida Inês, Iêdo Ferreira da Silva, entre outros.

Na Difusora Rádio cajazeiras AM, Valmir Lima se destacou na apresentação do programa Discoteca do Ouvinte, líder de audiência no horário da manhã e à tarde.

Valmir Lima era formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Mesmo atuando no rádio, Valmir foi aprovado em um concurso do Banco do Nordeste e foi obrigado a se mudar para o interior do Pernambuco, ficando fora dos microfones. Anos depois, por influência de Gilson Souto Maior, regressou definitivamente para a Paraíba. Desta vez, para Campina Grande, voltou também aos microfones nas rádios: Borborema, Caturité e Panorâmica FM, sempre nos horários de folga, sob direção de Gilson Souto Maior.

Conciliando o trabalho com os estudos, Valmir decidiu cursar Direito, tendo concluído o bacharelado de ciências jurídicas em Campina Grande. Com o diploma em mãos foi alçado ao cargo de assessor jurídico do Banco do Nordeste em Campina Grande. Há anos, Valmir Lima era aposentado do Banco do Nordeste.

O veterano radialista faleceu na madrugada de 4 de julho de 2023, aos 77 anos, em um dos hospitais da cidade de Campina Grande, onde residia. Ele estava em casa em companhia de sua esposa Auxiliadora, quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital, onde veio a óbito.

Valmir Lima era casado com a comerciante Maria Auxiliadora Albuquerque Lima de Souza e deixa dois filhos, uma odontóloga e outro administrador de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Passeata da Paz

Nas eleições municipais de 2004, os candidatos a prefeito e vice, Carlos Antonio (PSDB) e Walter Cartaxo (DEM),…
Total
0
Share