Tereza do Pau

TEREZA FERNANDES DE SOUSA

* 1943
+ Cajazeiras (PB), 23/03/2019

Foi um dos personagens de Cajazeiras e um dos artistas da alegria do dia a dia da cidade. Tereza Fernandes de Sousa foi vendedora de perfumes quando era jovem e chegou até a ser professora da rede municipal de ensino local.

Com problemas mentais, por muito tempo foi vista circulando pelas ruas de Cajazeiras. Chamava a atenção pelo seu porte altivo e olhar um tanto atrevido, por andar sempre com vestidos coloridos e por pintar o cabelo em tons extravagantes, além da profusão de enfeites e bijuterias que recobriam sua esquálida e diferente figura.

Também gostava de usar uma espécie de turbante e levar não mãos um pedaço de madeira, vindo daí o seu apelido: Tereza do Pau.

Fica irritada e arredia quando provocada e frequentemente procurava revidar usando o cassetete artesanal que sempre carregava consigo.

Em 2013, o bloco carnavalesco Cafuçu no seu desfile anual pelas ruas da cidade, com direito a frevo composto especialmente pra ela.

No fim da vida, passou a receber o amparo social do Governo Federal e a residir no Lar dos Idosos Joca Claudino, instituição localizada no Bairro das Capoeiras, na zona sul de Cajazeiras.

Faleceu por volta das 18h30 do dia 23 de março de 2019, aos 76 anos, vítima de infarto. Deixa uma irmã que reside em Cajazeiras. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share