Professora Edna Cartaxo Braga

EDNA MARLOWA CARTAXO BRAGA

* Patos (PB), 28/02

Natural de Patos (PB), a professora Edna Marlowa Cartaxo Braga é filha primogênita do casal Francisco Eudes Cartaxo e Eudésia Formiga Cartaxo. Casada com Francisco Iramirton Braga, é mãe de Ivandro, Ivson e Ivens.

A exemplo da tia, Rosilda Cartaxo, optou pelo magistério, cursando o Pedagógico no Colégio Nossa Senhora de Lourdes; Letras na antiga Fafic – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, e pós-graduação em Técnicas Didáticas pelo Ceteb – Centro de Ensino Técnico de Brasília.

Iniciou suas atividades docentes como professora pública estadual na Escola Luís Cartaxo Rolim; depois, assumiu o cargo de Diretora do Grupo Escolar Pedro Américo, ali ficando por quinze anos.

Passou a lecionar no Centro de Ensino Supletivo Monsenhor Vicente de Freitas até que requereu sua aposentadoria. Continuou no setor privado de ensino, assumindo a dupla função de secretária e professora do Sistema Cajazeirense de Educação – Colégio Objetivo; em seguida, assumiu a cadeira de Língua Portuguesa no tradicional Colégio Nossa Senhora do Carmo, de propriedade da professora Carmelita Gonçalves, onde conquistou o Prêmio Nacional de Literatura, promovido pela Nestlé, ao preparar alunos para o referido certame.

Por concurso público, assumiu o cargo de professora do Sistema Municipal de Educação, sendo designada para lecionar na EMEIEF Cecília Estolano Meireles; em seguida, passou a ser membro da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, membro do Conselho Municipal de Educação e desempenhou a função de Formadora de diversos programas oriundos do MEC, a saber, pró-letramento para os professores do Ensino Fundamental I; Linux Educacional para professores locais e de algumas cidades próximas; Mídias Integradas à Educação e, finalmente, Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II), ao ser capacitada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para atuar na Formação Continuada de professores do Ensino Fundamental II do município de Cajazeiras.

No âmbito social, foi presidente da Casa da Amizade, órgão vinculado ao Rotary Club de Cajazeiras, do qual seu esposo fora presidente durante o biênio 1979/80, período em que, junto aos associados, realizaram a primeira Festa de Debutantes organizada por esse clube filantropo; além de algumas conquistas como a construção de um pátio recreativo para a Escola Rotary e instalação da fundação Febem, por intermédio da Secretaria Estadual de Promoção Social.

Tem editados os livros: O Sacristão (2005), obra ampliada, concluída e editada por ela; e Uma Rosa Me Contou (2018).

É membro efetiva fundadora da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) ocupando a cadeira nº 37, cuja patronesse é Rosilda Cartaxo Dantas.

COM INFORMAÇÕES DA ACAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Os Magnatas

Os integrantes do conjunto musical Os Magnatas, que tocava em Cajazeiras em meados da década de 1970: Cícero…
Total
0
Share