Padre João Andriola: cura e libertação

JOÃO CARTAXO ANDRIOLA

* Cajazeiras (PB), 1935
+ João Pessoa (PB), 28/01/2011

Natural de Cajazeiras e fundador da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Altiplano, em João Pessoa, o padre João Cartaxo Andriola era conhecido pelas missas da Cura e Libertação, realizadas no primeiro sábado de cada mês, reunindo milhares de fiéis.  Filho de Francisco Ferreira Andriola e Ana Otília Cartaxo Andriola, ele fez o Curso Primário na Escola Monsenhor João Milanez, em Cajazeiras.

Antes de ir cursar Ginasial, era habitual frequentador do Oratório Festivo, do Colégio Salesiano, o que, certamente, o direcionou para o cultivo de sua vocação.

Encaminhado para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, pelo bispo Dom Luís Mousinho, estudou o Ginasial e Colegial, além dos superiores em Filosofia e Teologia, em João Pessoa.

Ordenou-se sacerdote em 12 de janeiro de 1964, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, através do bispo diocesano de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim de Moura.

Padre João iniciou sua vida pastoral em Santa Cruz (PB), onde foi o primeiro vigário paroquial. Foi vigário interino em Jericó (PB). Em Ibiara (PB), atuou durante quatro anos. Em todas essas cidades, desenvolveu importantes ações religiosas, educacionais e sociais, destacando-se na assistência que prestou aos trabalhadores sertanejos por conta da seca de 1970.

Em 1973, com o consentimento de Dom Zacarias Rolim de Moura e a convite de Juarez Farias, então dirigente estadual do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), transferiu-se para João Pessoa, sendo nomeado agente daquela instituição governamental escolar de adultos, passando a residir no então novo e incipiente conjunto habitacional Altiplano, numa casa construída pelo antigo INOCOP, do Governo do Estado, para a qual tinha sido contemplado. No bairro, tratou de soerguer uma igreja em terreno delimitado pela Prefeitura Municipal, destinado a esse tipo de construção

No dia 28 de janeiro de 2011, foi vítima de uma parada cardíaca quando se dirigia a uma unidade de saúde, onde estava com uma consulta marcada com o dentista. Ele chegou a ser socorrido pela equipe médica da referida unidade, mas faleceu no local.

O religioso era hipertenso e diabético, mas não havia apresentado sinais de mal-estar nos dias que antecederam o seu falecimento, que deu-se aos 76 anos de idade.

O velório aconteceu na sua paróquia, no Altiplano, onde também foi celebrada missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. O sepultamento foi no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa.

Padre João Cartaxo Andriola deixou, por onde passou, um legado de apostolado e caridade cristãos. No ano de 2016, seus restos mortais foram introduzidos na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fundou, onde vão ficar sepultados definitivamente.

Em 2020, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou a Praça Padre João Cartaxo Andriola. Localizada no bairro Altiplano, a nova praça está localizada na Rua Rui Costa, no Altiplano, e conta com playground, equipamentos de ginástica da Academia da Terceira Idade (ATI) e áreas de convivência.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS E DO PROFESSOR FRANCELINO SOARES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share