Marilena, a Dama de Ferro

A professora doutora Marilena Maria de Souza é natural de Cajazeiras e filha do casal Marcelino Carolino de Souza e Terezinha Maria de Souza, Marilena, como é carinhosamente chamada por todos, tem uma trajetória de muito sucesso na formação profissional e nas funções exercidas na cidade, sempre se pautando pela decência e correção, e em defesa de uma saúde pública de qualidade.

Ela é graduada e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em saúde pública também pela UFPB, e especialização em saúde pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em administração, além de especialização em educação profissional na área de Enfermagem pela UFPB. É Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela UFPB, e Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Marilena é professora titular da Escola Técnica de Saúde do Campus da UFCG, em Cajazeiras, já tendo exercido o cargo de diretora administrativa da referida instituição. No exercício dessa função, teve papel fundamental para a criação dos cursos de complementação do Técnico em Enfermagem, tais como: Programa de Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Saúde Bucal e Consolidação do Ensino Médio.

No final de sua gestão, dedicou à criação, implantação e funcionamento do PRONATEC, com vários cursos e programas, dentre os quais estabeleceu uma linha de estudos e capacitação dentro do Programa “Mulheres Mil”, estimulado pelo Ministério da Educação.

Fora da Universidade Federal, Marilena teve destacada atuação no governo do município, quando exerceu o cargo de secretária de saúde, na gestão do ex-prefeito José Nello Zerinho. Demonstrando zelo e cuidado com a saúde pública dos cajazeirenses, ela atuou firmemente para o cumprimento das normas de higienização na comercialização da carne e dos demais alimentos consumidos pela população local. Foi uma época em que a população de Cajazeiras consumia os produtos sem nenhuma preocupação, porque tinha conhecimento da ação vigilante e determinada da equipe comandada pela secretária de saúde.

Os pais, irmãos, demais familiares e amigos da doutora Marilena, se sentem muito honrados com sua história de trabalho e dignidade. Todos que admiram o seu trabalho e gozam da sua amizade aproveitam o momento para desejar-lhe vida longa, com muita saúde e paz.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Queremos a panela!

Na eleição municipal de 1972, disputaram a Prefeitura de Cajazeiras os advogados Bosco Barreto e Antônio Quirino de…
Total
0
Share