João Izidro, um grande homem público

JOÃO IZIDRO PEREIRA
Sítio Floresta – Nazarezinho (PB), 08/08/1906
Recife (PE), 2000

João Izidro Pereira, nascido em 8 de agosto de 1906, no distrito sousense de Nazarezinho, demonstrou desde a juventude um interesse profundo pelos livros e pelo conhecimento. Seu pai, um fazendeiro rústico, foi convencido por amigos a investir na educação do jovem rapaz. Os resultados foram surpreendentes. João Izidro estudou no Liceu Cearense, em Fortaleza, e posteriormente na Faculdade de Medicina do Recife, onde obteve seu diploma em 1937.

Após visitar a família no sertão, ele decidiu permanecer na região. Inicialmente, estabeleceu-se em São João do Rio do Peixe, onde se tornou prefeito e ganhou reconhecimento como um médico respeitado no sertão paraibano. Mais tarde, mudou-se para Cajazeiras na década de 1950. Lá, assumiu a direção do Posto de Saúde e do Posto de Puericultura, concentrando-se cada vez mais na Pediatria. Foi um dos baluartes do Hospital Regional de Cajazeiras, onde muito se dedicou como um dos grandes profissionais. prestando  atendimento aos cajazeirenses e sertanejos.

Além de sua atuação na medicina, Dr. João Izidro também se envolveu na política local, sendo vereador e presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 1955, não logrando êxito. Como no pleito seguinte de 1963 não foi mais candidato, apostava-se que ele teria se desencantando da política de uma vez por todas. Porém ele voltou a ser candidato em 1963, desta vez sendo vitorioso, sendo um dos mais atuantes da legislatura, ocupando a presidência da Casa.

Seu legado não se limitou à área da saúde e da política. Ele fundou e dirigiu a Escola de Comércio Monsenhor Constantino Vieira, onde lecionou contabilidade, matemática, alemão e inglês. Também contribuiu significativamente para a criação do curso de Medicina em Cajazeiras e participou ativamente do Abrigo de Idosos Lucas Zorn.

Aos domingos, gostava de treinar a pronúncia do italiano com os padres do Colégio Salesiano. Sua amizade com o poeta Cristiano Cartaxo era notória, e frequentemente eram vistos passeando pela cidade, envolvidos em animadas conversas sobre diversos temas.

Dr. João Izidro era dedicado à família, ao trabalho e aos livros. Percorria as cidades vizinhas, atendendo aos chamados de pacientes por toda a região, incluindo lugares como Umari, Uiraúna, Cachoeira, Bom Jesus, São João, Luís Gomes e Pau dos Ferros. Sempre atendia com esperança, respeito e carinho.

Sua vida é um exemplo de grandeza humana. Mesmo cego pelo glaucoma há muitos anos e após a partida de sua fiel companheira Franisca Bernardo de Albuquerque, Dona Chiquinha, com quem teve os filhos Luís Carlos, Carlos Alberto e, por adoção, a menina Vera, Dr. João Izidro faleceu em 2000, aos 93 anos completos, na cidade de Recife (PE), deixando para trás uma história de vida que valeu a pena ser vivida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share